Environment and teaching of history
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p37Keywords:
Environment history, Environment, Teaching of history.Abstract
This article presents a reflection on the historians' relationships and History teachers with the environment, we tried to stop in the several environmental problems, noticing how many of the approached themes are also familiar to the humanities and how the approaches between society and environment make possible mutual enrichment between the two areas and knowledge fields.
References
ALMEIDA, J. P. Errante no campo a razão. O inédito na história: contribuição para um estudo de história e ecologia. Análise crítica da racionalidade na gestão de meio ambiente. Os EI-RIMAS no Estado de São Paulo. 1993. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
BARBOSA, L. Garimpo e meio ambiente: águas sagradas e profanas. Estudos Históricos, Rio de]janeiro, n. 8, p. 229-243,1991.
BITTENCOURT, C. M.F.; PONTUSCHKA, N. N. (org.). Um projeto... tantas visões. Educação ambiental escola pública. São Paul: AGB/LAPECH, 1996
BLOCH, M. Introdução à história. Lisboa: Europa-América, 1976.
BRAUDEL, F. O. Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo na época de Felipe II. Lisboa, Europa-América, 1949.
CORBIN, A. O território do vazio. A praia o imaginário ocidental. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
CORREA, D. S. Paisagens sobrepostas. Índios, posseiros e fazendeiros nas matas de Itapeva (1723-1934). 1997. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 1997
DEAN, W. A luta pela borracha no Brasil: um estudo de história ecológica. Tradução de Eduardo Brandão, São Paulo: Nobel, 1989.
DEAN, W. A botânica e a política Imperial: a introdução e a domesticação de plantas no Brasil. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.4, n. 8, p. 216-228, 1991.
DEAN, W. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica Brasileira. Tradução de Cid K. Moreira. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
DELORT, R.; WLATER, F. Histoire de renvironnement européen. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.
DRUMOND, J. A. A história ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.4, n. 8, p.l77-197, 1991.
LADIIRIE, E. Le R. Le territoire de l'historien. Paris: Gallimard, 1973.
MANEGLlER, H. Histoire de l'eau. Du mythe à la pollution. Paris: François Bourin, 1991.
ORlA, R. Memória e ensino de História. In BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. p. 128-148.
SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989.
SEVCENKO, N. O front brasileiro na guerra verde: vegetais, colonialismo e cultura. Revista USP, São Paulo v. 30, n. 1, p. 108-119.
SHAMA, S. Paisagem e memória. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
SOFFIATI, A. A ausência da natureza nos livros didáticos de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.9, n. 19, p.43-86, set. 89/fev.90,
THOMÁS, K. O homem e o mundo natural: mudanças de atitudes em relação às plantas e aos animais (1500-1800). Tradução de João Roberto Martins Filho. São r Paulo, Cia. das Letras, 1988.
WORSTER, D. Para fazer história ambiental. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p.198- 215, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.