School Knowledge and historical knowledge

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p35

Keywords:

History, Education

Abstract

Se o ensino de História passa em silêncio ou quase, a luta do povo, suas tradições, seus conflitos, seus momentos de glória e de dor, como pode se esperar que ele lhe possa dizer respeito? O povo quer transmitir sua herança histórica, a lembrança da opressão e os momentos cruciais nos quais ele foi ator, onde ele traçou um caminho em direção a uma sociedade nova. (Georges Snyders)

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Professor and researcher at PPGE in Education at UFPR. CNPq fellow. Project funded by CNPq and Araucária Foundation (Endnotes)

References

BONAFÉ, J. M. Esfera pública, conocimiento escolar y didáctica crítica. Revista Concíencia social, Sevilha, n. 8, 2001, p.5I- 81.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Brasília: MEC/SEF, 1995.

CARRETERO, M.; KRIEGER, M. Forjar patriotas o educar cosmopolitas? El pasado y el presente de la historia escolar en un mundo global. In: CARRETERO, M. V.; JAMES, E. Aprender y pensar la historia. Buenos Aires: Amorrortu, 2004. p.71-119.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: deI saber sabia aI saber a ser ensinado. Argentina: Aique Grupo Editor, 1997.

CUESTA FERNANDEZ, R. Clio em las aulas.Madrid: :AKAL, 1998.

CUESTA FERNANDEZ, R. Sociogenesis de una disciplina escolar: a História. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1997.

DEVELAY, M. De l'apprentissage à la enseignement: pour une epistemologie scolaire. Paris: ESF, 1999

EZPELETA, J; ROCKWELL, E. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

LEITE, M. M. O ensino da História: no primário e no ginásio. São Paulo:Cultrix, 1969.

LOPES, A. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio deJaneiro: UERJ, 1999.

MEC. UNESCO/FCC. As propostas curriculares oficiais: análise das propostas curriculares dos estados e de alguns municípios das capitais para o ensino fundamental: subsídios para a elaboração dosparâmetros curriculares nacionais. Brasília: Mec/Unesco/Fundação Carlos Chagas, 1995.

MENDES, M.A história no curso secundário. São Paulo: Graphica Paulista, 1935.

MORAES, M. C. M. Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: D& A, 2003.

MONIOT, H. La question de la référence en didactique de l'histoire. In: Didactique des disciplines: Les references au savoir. Bruxelles: De Boeck & Larcier, 2001. p.6S-75.

MONTEIRO, A. M. F. C. Ensino de História: entre saberes e práticas. 2002. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de]aneiro, Rio de Janeiro, 2002.

NADAI, E. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.13, n. 25/26, set. 92/ago.93.

RUSEN,J. El desarrollo de la competencia narrativa en el aprendizaje histórico: una hipótesis ontogenétiat relativa a la consciencia moral. Trad. Silvia Finocchio. Propuesta Educativa. Argentina, n.7, out. 92.

RUSEN, J. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: UNB, 200l.

SCHMIDT, M. A. Os parâmetros curriculares e a formação do professor: algumas reflexões. In. CAINELLI, M.; SCHMIDT, M.A. III Encontro Perspectiva do Ensino de História. Curitiba: Aos quatro ventos/UFPR, 1999.

SERRANo, J. Como se ensina a história. São paulo:Melhoramentos, 1935.

SNYDERS, G. Alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

THOMPSON, E.P. A miseria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981

VEIGA-NETO, A. Paradigmas? Cuidado com eles!. In: COSTA, M. V. Caminhos Investigativos. Rio de Janeiro: DP& A, 2002.

Published

2005-05-07

How to Cite

Schmidt, M. A. (2005). School Knowledge and historical knowledge. História & Ensino, 11, 35–49. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p35

Issue

Section

Artigos