Cultura escolar da Escola-Classe 107 Sul em Brasília (1961-1970)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp034-049Palavras-chave:
História da Educação, Escola-Classe 107 Sul, Brasília, Século XX, Cultura escolarResumo
O artigo tem por objetivo investigar a cultura escolar da Escola-Classe 107 Sul em Brasília, entre os anos de 1961 e 1970, tomando por fontes notícias veiculadas no jornal diário Correio Braziliense. O recorte temporal vai de 1961 – ano da inauguração da Escola-Classe 107 Sul e da primeira notícia relativa a ela nas páginas do Correio – e vai até o ano de 1970, data da última notícia encontrada sobre a instituição. Apesar de ser uma escola nova – como novas eram, afinal, todas as escolas da recém-inaugurada capital federal – a cultura escolar da Escola-Classe 107 Sul tinha por vetores práticas comuns ao ensino primário brasileiro à época – como festas escolares e campanhas e concursos escolares –, mas com significados específicos, advindos da singularidade do contexto, da instituição e seus sujeitos. De fato, ao festejar, a escola o fazia para marcar aniversários da cidade e do próprio estabelecimento de ensino, combinando práticas cívicas com práticas celebrativas, fazendo das festas “educativas” em duplo sentido: incutiam determinados hábitos e condutas nos estudantes, mas, também, difundiam na comunidade os valores cívico-patrióticos que marcavam a escolarização naqueles anos de Ditadura Civil-Militar no país. Por sua vez, as campanhas e os concursos escolares propiciavam às crianças um envolvimento com os problemas da comunidade – tanto a escolar como a da cidade em que viviam – indo ao encontro das propostas educativas do período que queriam conferir centralidade à participação infantil nos processos educativos, como propugnava, dentre outras correntes pedagógicas em circulação, aquela do PABAEE.
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