A ditadura civil-militar brasileira nos livros didáticos de história publicados nas décadas de 1980 e 1990
narrativas em contextos de abertura política
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp050-075Palavras-chave:
Ditadura Civil-Militar, História, Livro didático de História, NarrativasResumo
Este artigo focaliza narrativas sobre a ditadura militar brasileira, em livros didáticos utilizados nas escolas de Ensino Médio do Espírito Santo nas décadas de 1990 e 2000. Considerando-se o movimento de transição democrática iniciado ao final da ditadura civil-militar (1964-1985), objetiva identificar e analisar de que modo o processo de abertura política refletiu na composição e apresentação dessas narrativas aos estudantes de ensino médio, especialmente no que se refere aos conteúdos propostos, às abordagens teórico-metodológicas e às compreensões sociopolíticas – subjacentes às escolhas e ao tratamento dos temas selecionados. Para tanto, foram selecionados três livros (Florival Cáceres, História do Brasil, 1993; José Jobson de Arruda e Nelson Piletti, Toda a História: História Geral e do Brasil, 1999; e Patrícia Braick e Miryam Mota, História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002). Para responder às questões levantadas, nos utilizamos do método indiciário e do jogo de escalas para compreender as fontes em seus contextos de produção. Percebemos que as obras comportam narrativas que analisam criticamente o período ditatorial, mas não explicitam a presença de nenhum paradigma teórico-metodológico.
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