O livro didático de história em cena

problematizações de práticas escolares de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp076-102

Palavras-chave:

Conhecimento histórico, Livro didático de História, Educação Básica, PNLD, BNCC

Resumo

O objetivo deste texto é problematizar recomendações metodológicas para o livro didático de História presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); mobilizam-se, ainda, a conjuntura política na atualidade, abordagens historiográficas do conhecimento histórico em temas de práticas culturais colonizadoras, a trajetória sociocultural do Brasil  e o golpe militar de 1964, no âmbito do recurso de apoio pedagógico mais utilizado pelos professores da educação básica: o livro didático. As análises e descrições aparecem como performance de diálogos ficcionais entre as personagens Sr. Clio, autor de livros didáticos, e Eduardo, professor de História na educação básica, aliados a vozes de autores como Derrida, Wittgenstein e outros. A atitude teórico-metodológica tem referência nos conceitos de jogos de cenas, desconstrução, terapia gramatical desconstrucionista. Os encadeamentos discursivos foram feitos por citação e enxertias que, propositalmente, bordejam as fronteiras entre o texto acadêmico e o literário, enquanto proposta de transgressão a uma compreensão cartesiana de texto acadêmico. São narrados resultados que analisam e descrevem práticas escolares de histórias que mobilizam a produção do livro didático a partir de temas como decolonialiade, legislações específicas, discussões historiográficas e ataques que esse produto cultural pedagógico, tão importante para professores da educação básica, sofreu por parte do último governo federal e sua ideia política de revisionismo histórico obscurantista.

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Biografia do Autor

Eduardo Servo Ernesto, Prefeitura do município de Porto Velho/Semed

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2023). Mestrado em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014). Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela mesma instituição (2011). Atua nos temas: migração na Amazônia ocidental, história e memória, práticas culturais, estudos culturais, educação e ensino de história na educação básica. 

Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1992). Professora do quadro efetivo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em regime de dedicação exclusiva, Campus Porto Velho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (PPGEEProf), Campus Porto Velho. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) no período de (2018 a 2021). Atua como Professora no Departamento de Matemática como Coordenadora de Estágio Supervisionado e professora das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III, e IV. História da Educação Matemática. Didática e Metodologia do Ensino de Matemática. Atua como Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE/Matemática). Na ANPED foi Vice Coordenadora do FORPREd-NORTE (Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd), até novembro de 2020. Sócia da ANPED atuando no GT 8 (Formação de Professores) e GT 19 (Educação Matemática). Atua como membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA (UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática - HIFEM (UNICAMP). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat-UNIR). Professora pesquisadora, e Integra o Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância - EDUCA (UNIR) . Coordenadora da linha de Pesquisa: Formação de professores, práticas pedagógicas e culturais, dentro do Grupo EDUCA. Conselheira suplente do Conselho Estadual de Educação (CEE/RO). Integra Conselho Editorial da Revista Multidisciplinar em Educação (EDUCA) e integra o Conselho Editorial Nacional da Revista EXITUS/UFOPA. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, história da Educação, Currículo, Práticas Pedagógicas e Culturais, História e Educação Matemática e educação antirracista.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Ernesto, E. S., & Farias, K. S. C. dos S. (2024). O livro didático de história em cena: problematizações de práticas escolares de histórias. História & Ensino, 30(especial), 076–102. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp076-102

Edição

Seção

Dossiê "60 anos do Golpe de 1964 e seus impactos no Ensino de História".