O livro didático de história em cena
problematizações de práticas escolares de histórias
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp076-102Palavras-chave:
Conhecimento histórico, Livro didático de História, Educação Básica, PNLD, BNCCResumo
O objetivo deste texto é problematizar recomendações metodológicas para o livro didático de História presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); mobilizam-se, ainda, a conjuntura política na atualidade, abordagens historiográficas do conhecimento histórico em temas de práticas culturais colonizadoras, a trajetória sociocultural do Brasil e o golpe militar de 1964, no âmbito do recurso de apoio pedagógico mais utilizado pelos professores da educação básica: o livro didático. As análises e descrições aparecem como performance de diálogos ficcionais entre as personagens Sr. Clio, autor de livros didáticos, e Eduardo, professor de História na educação básica, aliados a vozes de autores como Derrida, Wittgenstein e outros. A atitude teórico-metodológica tem referência nos conceitos de jogos de cenas, desconstrução, terapia gramatical desconstrucionista. Os encadeamentos discursivos foram feitos por citação e enxertias que, propositalmente, bordejam as fronteiras entre o texto acadêmico e o literário, enquanto proposta de transgressão a uma compreensão cartesiana de texto acadêmico. São narrados resultados que analisam e descrevem práticas escolares de histórias que mobilizam a produção do livro didático a partir de temas como decolonialiade, legislações específicas, discussões historiográficas e ataques que esse produto cultural pedagógico, tão importante para professores da educação básica, sofreu por parte do último governo federal e sua ideia política de revisionismo histórico obscurantista.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Durval Muniz de. O tecelão dos tempos (novos ensaios de teoria a história). São Paulo: Intermeios, 2019.
ARAÚJO, Monica de. Nomeada pelo MEC é vista como risco aos livros didáticos. Centro de Professorado Paulista, São Paulo, 11 mar. 2021. Disponível em: https://cpp.org.br/vista-risco-para-os-materiais-didaticos/. Acesso em: 13 de março de 2024.
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1999.
ATAQUES à docência e formação de professores em tempos de pandemia. [Rio de Janeiro]: ANPED, 2020. 1 vídeo (1h 23 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6U6d9VkhxTs&t=3321s. Acesso em: 1 fev. 2024.
BERNARDO, André. Massacre de Realengo: os 10 anos do ataque a escola que deixou 12 mortos e chocou o Brasil. BBC News Brasil, Rio de Janeiro, 6 abril 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56657419. Acesso em: 13 de maio 2024.
BINGHAM, Charles. Derrida e o ato de ensinar: a economia do apagamento. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 413-440, 2013.
BLOCH, Marc. Apologia do historiador. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Portaria Normativa MEC nº 7, de 5 de abril de 2007 (Alterada). Dispõe sobre as normas de conduta no âmbito da execução dos Programas do Livro. Brasília, DF: MEC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/legislacao-pnld/portaria-normativa-mec-no-7-de-5-de-abril-de-2007-alterada#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20as%20normas%20de,execu%C3%A7-%C3%A3o%20dos%20Programas%20do%20Livro.&text=O%20MINISTRO%20DE%20-ESTADO%20DA,atribui%C3%A7%C3%B5es%20legais%20conferidas%20pelo%20art. Acesso em: 29 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo NacionaL de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação 01/2018 – CGPLI edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas e literárias para o Programa Nacional do Livro e do material didático PNLD 2020. Btasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.fnde.gov.br/phoca-download/programas/Livro_Didatico_PNLD/Editais/PNLD_2020/EDITAL%20PNLD%202020%20-%204.pdf. Acesso em: 1 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília, DF: MEC, 1997.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de 2002.
Promulga o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional. Diário Oficial da União,
Brasília, DF, 27 set. 2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4388.htm. Aceso em: 31 maio 2022
CAMPELO, Lilian. Taxa de suicídios entre indígenas é três vezes superior à média do País. Brasil de Fato, São Paulo, 24 set. 2018. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/09/24/taxa-de-suicidios-entre-indigenas-e-tres-vezes-superior-a-media-do-pais/. Acesso em: 31 maio 2022.
CERDEIRA, Rayssa. Mulher arrastada por viatura no Rio: PMs acusados de homicídio são absolvidos. CBN, Rio de Janeiro, 18 mar. 2024. Disponível em: https://cbn.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2024/03/18/mulher-arrastada-por-viatura-no-rio-pms-acusados-de-homicidio-sao-absolvidos.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2024.
CIMI - CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO. Relatório de violência contra os povos indígenas do Brasil: dados de 2019. Brasília, DF: CIMI, 2019.
COTRIM, Gilberto. História e consciência do Brasil. São Paulo: Saraiva: 1999.
COTRIM, Gilberto; RODRIGUES, Jaime. Historiar 6º a 9º ano. São Paulo: Saraiva, 2018.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2010.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
DERRIDA, Jacques; BERNARD, Stiegler. Echographies of television: filmed interviews. Trad. Jennifer Bajorek. Cambridge: Polity Press, 2002.
DREIFUSS, René Armand. 1964: a conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis: Vozes, 1981.
ESTOU emocionalmente esgotada', diz mulher negra vítima de racismo no Metrô de SP. G1, São Paulo, 4 maio 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao- https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/04/estou-emocionalmente-esgotada-diz-mulher-negra-vitima-de-racismo-no-metro-de-sp.ghtml. Acesso em: 29 maio 2022.
FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos. Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores da escola normal da província do Rio de Janeiro (1868-1889): ouvindo fantasmas imperiais. 2014. Tese. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
FRANCISCO de Oliveira. São Paulo: Roda viva, 2003. 1 video (1h 19 min). Publicado pelo canal Roda Viva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TFzPvVPLuqA. Acesso em: 1 fev. 2024.
GORTÁZAR, Naiara Galarraga. Barbacena a cidade manicômio que sobreviveu a morte atroz de 60000 brasileiros. El País Brasil, Barbacena, 5 set. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-09- 05/barbacena-a-cidade-manicomio-que-sobreviveu-a-morte-atroz-de-60000-brasileiros.html. Acesso em: 29 maio 2022.
GOVERNO Bolsonaro muda edital e permite erros em livros didáticos. Sinpro Minas, Belo Horizonte, 9 jan. 2019. Disponível em: https://www.sinprominas.org.br/governo-bolsonaro-muda-edital-e-permite-erros-em-livros-didaticos/. Acesso em: 29 maio 2024.
LIVROS didáticos atuais são 'lixo', e governo vai 'suavizar' linguagem a partir de 2021, diz Bolsonaro. G1, São Paulo, 3 jan. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/03/livros-didaticos-atuais-sao-lixo-e-governo-vai-suavizar-linguagem-a-partir-de-2021-diz-bolsonaro.ghtml. Acesso em: 30 maio 2022.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
MIGNOLO. Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 1-18, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017
MIGUEL, Antonio. Entre jogos de luzes e de sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, p. 323-365, 2016.
MIGUEL, Antonio. Percursos indisciplinares na educação escolar e na formação de professores: uma contribuição para a desconstrução da educação escolar disciplinar. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - ENDIPE,16., 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2012. v. 1, p.1-3. Disponível em: https://unicamp.br/anuario/2012/FE/DEPRAC/DEPRAC-0012.html. acesso em: 11 mar. 2024.
MIGUEL, Antonio. A terapia gramatical-desconstrucionista como atitude de pesquisa (historiográfica) em educação (matemática). Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 18, p. 607-647, dez. 2015.
MIGUEL, Antonio; TAMAYO, Carolina. Wittgenstein, terapia e educação escolar decolonial. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 1-40, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236107911
MOTTA, Rayssa. MPF aciona Justiça para obrigar defesa a apagar nota que celebra ditadura. CNN Brasil, São Paulo, 31 mar. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/mpf-aciona-justica-para- obrigar-defesa-a-apagar-nota-que-celebra-ditadura/. Acesso em: 30 maio 2022.
MUSEU de Arte Sacra de São Paulo. In: WIKIPEDIA: the free encyclopedia. [San Francisco, CA: Wikimed ia Foundation, 2025]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Arte_Sacra_de_S%C3%A3o_Paulo. Acesso em: 11 mar. 2024.
MUSEU de Auschwitz pede que visitantes não façam 'fotos fúteis'. G1, São Paulo, 22 mar. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/22/museu-de-auschwitz-pede-que-visitantes-nao-facam-fotos-futeis.ghtml. Acesso em: 29 maio 2022.
OLIVEIRA, Thais Reias. Deputado, Bolsonaro soltava fogos pelo ‘aniversário’ do golpe de 64. Carta Capital, São Paulo, 30 mar. 2019. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/deputado-bolsonaro-soltava-fogos-pelo-aniversario-do-golpe-de-64/. Acesso em: 13 de maio de 2024.
RACISMO no futebol: relembre casos de preconceito contra jogadores. Observatório, [São Paulo], 8 ago. 2020. Disponível em: https://observatorioracialfutebol.com.br/racismo-no- futebol-relembre-casos-de-preconceito-contra-jogadores/. Acesso em: 29 maio 2024.
RAMINELLI, Ronald. Depopulação na Amazônia colonial. In: ENCONTRO
NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS DA ABEP, 11., 1998. Caxambú. Anais [...]. Caxambú: ABEP, 1998. p. 1359-1376. Disponível em: https://proceedings.science/encontro-abep/abep-1998/trabalhos/depopulacao-na-amazonia-colonial?lang=pt-br. Acesso em: 13 de março de 2024.
VÍDEO mostra deputado Fernando Cury passando a mão no seio da deputada Isa Penna durante sessão da Alesp. G1, São Paulo, 17 dez. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/12/17/video-mostra-deputado-fernando-cury-passando-a-mao-no-seio-da-deputada-isa-penna-durante-sessao-da-alesp.ghtml . Acesso em 13 de maio de 2024.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Servo Ernesto, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
















