A disciplina Estudos de Problemas Brasileiros
entre tensões e consentimentos em tempos de Ditadura Militar de 1964
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp012-033Palavras-chave:
Ditadura militar, Consciência Histórica, Estudo(s) de Problemas Brasileiros, Ensino de História, Juventude UniversitáriaResumo
O presente texto é uma reflexão histórica da disciplina Estudo(s) de Problemas Brasileiros (EPB) a partir do campo da história das disciplinas curriculares tendo como viés a hermenêutica dentro desse campo. Com isso, apoiamos nossas ideias nas reflexões de Rüsen (2001a) através do conceito de consciência histórica, de Chervel (1988) e Bittencourt (2018) no campo da história das disciplinas escolares. Entendemos que a disciplina EPB é um produto social da ditadura militar no jogo de disputas sobre os problemas brasileiros entre tensões e consentimentos após o ano efervescente de 1968. Conclui-se que 60 anos depois do evento do golpe civil-militar de 1964, a disciplina EPB era vista como uma disciplina conflituosa dentro do espaço universitário, pois, gerou diversas interpretações no interior da juventude universitária, diante da falta de uma formação de professores de EPB e do intenso controle promovido pelos órgãos de repressão da ditadura militar.
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