A História do Holocausto relacionada à educação em direitos humanos nas séries iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n2p089-108Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Holocausto, Educação em Direitos Humanos, Formação DocenteResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma investigação realizada com seis professoras que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma unidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e que fizeram uso de recortes da História do Holocausto como tema gerador na Educação em Direitos Humanos (EDH) entre os anos de 2010 e 2019. Na tentativa de entender como se deu a escolha pelo tema holocausto e como tais práticas pedagógicas se desenvolveram, esta pesquisa de caráter qualitativo, exploratório e descritivo utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas e grupo focal. Além disso, os relatórios, contendo as atividades realizadas dentro do projeto de EDH, enviados anualmente pela escola à Secretaria Municipal de Educação foram utilizados para verificar informações coletadas a partir dos instrumentos citados anteriormente. O tratamento dos dados foi feito a partir dos Núcleos de Significação (Aguiar; Ozzela, 2006) que permitiram compreender, a partir da perspectiva das professoras participantes, o processo de consolidação da EDH na unidade escolar. Os resultados apontam para uma reformulação da compreensão do que é a EDH pelas professoras participantes a partir do momento em que se envolveram com a História do Holocausto e passaram a utilizá-la como tema gerador para o desenvolvimento de práticas pedagógicas.
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