Educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição de Fortaleza-CE (1865-1875)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n2p209-230

Palavras-chave:

História da educação, Educação de mulheres, Escolarização feminina, Formação religiosa, Educação mariana

Resumo

A pesquisa trata da educação de mulheres no Ceará na segunda metade do século XX, desenvolvida no primeiro colégio feminino da cidade de Fortaleza, capital desse estado. O objetivo foi compreender a instrução ofertada às moças de elite econômica cearense que estudavam no Colégio da Imaculada Conceição de Fortaleza (1865-1875). Teoricamente amparou-se na história cultural e metodologicamente na história oral. Para a coleta dos dados, houve a realização de entrevistas livres com duas ex-alunas idosas do colégio e o entrecruzamento de fontes com outros documentos - notícia jornalística e livros. Os resultados apontaram que o Colégio da Imaculada Conceição, como instituição pioneira na educação feminina em Fortaleza, funcionava no sistema de internato e lograva o êxito esperado, pois fomentava formação para preparar moças subservientes e tementes a Deus para serem boas esposas, mães e donas de casa. Embora as irmãs francesas vicentinas, que fundaram e dirigiam o colégio, tenham instituído o atendimento às meninas órfãs, a instituição foi referência na formação da elite cearense, a qual podia custear cursos diferenciados, como francês, piano e violão, ao passo que as órfãs se dedicavam mais aos trabalhos manuais. Conclui-se que o modelo educativo mariano era efetivado por intermédio da vigilância, do controle e da rígida disciplina, o que não impedia transgressões. A docência das freiras era imbuída pela corrente pedagógica tradicional, cabendo a elas a primazia da ação docente, que enfatizava a formação religiosa na fé católica e o envolvimento com a obra de caridade.

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Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE. Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). 

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Editora chefa da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Pedagogia/UECE).

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Publicado

2025-02-10

Como Citar

Andrade de Sousa, F. G., & Fialho, L. M. F. (2025). Educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição de Fortaleza-CE (1865-1875). História & Ensino, 29(2), 209–230. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n2p209-230

Edição

Seção

História da Educação

Dados de financiamento