A instrução primária de Fortaleza em debate:

representações educacionais escolares na segunda metade do século XIX (1868 – 1876)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p056-077

Palavras-chave:

Instrução primária, História da Educação, escolas privadas, escolas públicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo debater as “representações educacionais” constituídas pelo Estado, pela Igreja e pela sociedade civil, a fim de discutir as implicações destas experiências fenomenológicas no funcionamento da instrução primária pública e privada de Fortaleza na segunda metade do período imperial. Conforme as tensões se desdobravam dos diferentes universos de representações educacionais, pluralizavam-se as agendas relacionadas à instrução primária. É na heterogeneidade das representações educacionais que se percebe as diferenças entre quem e o que está sendo representado, possibilitando, assim, múltiplos olhares sobre sujeitos, práticas e estruturas educacionais desenvolvidas durante o século XIX. Para realizar essa discussão, utilizamos os jornais Cearense e o Fraternidade, legislações, regimentos, relatórios e decretos relativos à instrução primária pública e privada de Fortaleza no período entre 1868 e 1876. Os principais resultados nos levam a refletir sobre a trajetória fenomenológica da instrução primária pública estatal, principalmente a ligada à instrução primária privada realizada principalmente pelo Colégio Imaculada Conceição e pela Escola Popular Noturna, evidenciando, portanto, as diferentes forças educativas envolvidas na instrução primária pública e privada de Fortaleza na segunda metade do século XIX.

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Biografia do Autor

Adson Rodrigo Silva Pinheiro, UFF

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gestão e Políticas Culturais da Universidade de Girona (Espanha) em colaboração com o Observatório Itaú Cultural - SP e MBA em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado. Além disso, cursa atualmente a especialização de Arqueologia Social Inclusiva da URCA / Universidade de Coimbra / UFPI. Atua em pesquisas na área de Gestão Cultural, sobretudo no campo do Patrimônio Cultural na área de Educação Patrimonial e Patrimônio Imaterial e no campo da Cultura Tradicional e Popular. Também tem experiência em História do Brasil, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente com os seguintes temas: Inquisição, Família, Cotidiano, Casamento, Igreja Católica, População, Sociedade, Sexualidade, Cultura, Ceará no século XVIII. Além disso, também leciona disciplinas na área do Ensino de História, sobretudo no campo da educação para o patrimônio. É membro do grupo de pesquisa História do Ceará Colonial: economia, memória e sociedade da UFC, membro do grupo de pesquisa PRAETECE (Prática de Edição de Textos do Estado do Ceará), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (UFC), membro do grupo Gênese Documental Arquivista da UFF e, membro associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL) e membro da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará - Arquiva-se. Atualmente é gerente da Célula de Gestão em Pesquisa e Educação Patrimonial da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). Atuou como professor do curso de História do IDECC/ UVA tanto na graduação como na pós-graduação (2016-2018); Atualmente, é professor na Faculdade Padre Dourado - FACPED da Especialização em Metodologia do Ensino de História do Brasil e Ceará e professor/tutor da Universidade Estadual do Ceará-UECE da área de História do Brasil.

Francisco Carlos Bernardino Filho, Uece

Possui graduação em História/ Lic.Plena - Noturno pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Especialista em História do Brasil com ênfase em História do Ceará pela Unifametro (2019) . Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela Uniasselvi (2021). Cursando Mestrado em História, Cultura e Espacialidades (PPGHCE) pela Universidade Estadual do Ceará (2021). Atualmente é professor na rede privada de ensino, lecionando para turmas de ensino fundamental II.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Pinheiro, A. R. S., & Bernardino Filho, F. C. (2023). A instrução primária de Fortaleza em debate: : representações educacionais escolares na segunda metade do século XIX (1868 – 1876). História & Ensino, 29(1), 056–077. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p056-077

Edição

Seção

Artigos