A instrução primária de Fortaleza em debate:
representações educacionais escolares na segunda metade do século XIX (1868 – 1876)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p056-077Palavras-chave:
Instrução primária, História da Educação, escolas privadas, escolas públicas.Resumo
Este artigo tem como objetivo debater as “representações educacionais” constituídas pelo Estado, pela Igreja e pela sociedade civil, a fim de discutir as implicações destas experiências fenomenológicas no funcionamento da instrução primária pública e privada de Fortaleza na segunda metade do período imperial. Conforme as tensões se desdobravam dos diferentes universos de representações educacionais, pluralizavam-se as agendas relacionadas à instrução primária. É na heterogeneidade das representações educacionais que se percebe as diferenças entre quem e o que está sendo representado, possibilitando, assim, múltiplos olhares sobre sujeitos, práticas e estruturas educacionais desenvolvidas durante o século XIX. Para realizar essa discussão, utilizamos os jornais Cearense e o Fraternidade, legislações, regimentos, relatórios e decretos relativos à instrução primária pública e privada de Fortaleza no período entre 1868 e 1876. Os principais resultados nos levam a refletir sobre a trajetória fenomenológica da instrução primária pública estatal, principalmente a ligada à instrução primária privada realizada principalmente pelo Colégio Imaculada Conceição e pela Escola Popular Noturna, evidenciando, portanto, as diferentes forças educativas envolvidas na instrução primária pública e privada de Fortaleza na segunda metade do século XIX.
Downloads
Referências
ALONSO, Angela. Ideias em movimento: a geração de 70 na crise do Brasil Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ANDRADE, Francisco Alves de. O seminário de Fortaleza e a cultura cearense. Revista do Instituto do Ceará, Fortaleza, p. 262-285, 1965.
BARROS, José D Assunção. História, espaço e Geografia: diálogos interdisciplinares. Petrópolis: Vozes, 2017.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Rio de Janeiro, RJ: Secretaria de Estado dos Negocios do Imperio, 1827. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LIM/LIM..-15-10-1827.htm . Acesso em: 29 de junho de 2022.
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. 2. ed. [Lisboa]: Memória e Sociedade, 2002.
CORDEIRO, Celeste. Antigos e modernos no Ceará provincial. São Paulo: Annablume, 1997.
CEARÁ. Falla recitada na abertura da Assembléia Legislativa Provincial do Ceará pelo Exmo. Presidente da mesma Província o Dr. Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque na 1ª sessão da 22ª Legislatura em 1º de novembro de 1868. Fortaleza: Typographia Brasileira de J. Evangelista, 1868. p. 20.
CEARÁ. Falla com que o excellentissimo senhor desembargador João Antonio de Araujo Freitas Henriques, abrio a 1.a sessão da 18.a legislatura da Assembléa Provincial do Ceará no 1.o de setembro de 1870. Fortaleza: Typographia Constitucional, 1870. p. 26 - 29.
CEARÁ. Relatório com que o Exm. Sr.Dr. José Fernandes da Costa Pereira Júnior passou a administração da província do Ceará ao Exm. Sr. 2. Vice – Presidente Coronel Joaquim da Cunha Freire no dia 26 de abril de 1871. Fortaleza: Typographia Constitucional, 1871. p. 14.
CEARÁ. Relatório com que o excellentissimo senhor conselheiro Barão de Taquary passou a administração da província do Ceará ao excellentissimo senhor Comendador Joaquim da Cunha Freire 2° Vice – Presidente da mesma no dia 8 de Janeiro de 1872. Fortaleza: Typographia Constitucional, 1872. pp. 18 – 19.
CEARÁ. Falla com que o excellentissimo senhor desembargador Francisco de Faria Lemos, presidente da provincia do Ceará, abriu a 1.a sessão da 23.a legislatura da Assembléa Provincial no dia 1.o de julho de 1876. Fortaleza: Typographia Cearense, 1876. pp. 11 – 12.
DINIZ, Dianaides Maria Fernandes. E o que é um professor, na ordem das coisas?: docência de primeiras letras no Ceará imperial. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2008.
DIVERSOS. Fraternidade, Fortaleza, 11 de dezembro de 1874. Eschola Popular. Ed. 51. P. 4.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX. In: VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 135- 150.
FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. Escola Primária na Província do Ceará: Organização e formação docente. In: Congresso Brasileiro da História da Educação, 5., 2008, Aracajú. Anais [...]. Aracaju: [s. n.], 2008a
FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. Escola Primária na Província do Ceará: Organização e Formação Docente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2008b. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=49085. Acesso em: Acesso em: 29 jun. 2022.
FRATERNIDADE. Fraternidade, 31 de julho de 1874. Collegio da Conceição. Ed. 36. p. 1.
FREIRE, Camila de Sousa; SILVA, Ana Paula Barcelos Ribeiro da. O Instituto do Ceará e a intelectualidade cearense: Identidade regional, sociabilidade e escrita da história da abolição na província. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 440-463, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistapassagens/article/view/46028. Acesso em: 3 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810306
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
LIMA, Ana Cristina Pereira. Infância e recolhimento: a educação profissional em Fortaleza na segunda metade do século XIX. 2019. 318f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
NOTICIÁRIO. Jornal O Cearense, Fortaleza, 11 de janeiro de 1868. Volumes das principaes bibliothecas da Europa. Ed. 2538. P. 2. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=709506&pasta=ano%20186&pesq=&pagfis=7792
NOTICIÁRIO. O Cearense, Fortaleza, 18 de outubro de 1871. Primeira communhão. Ed. 120. P. 1. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=709506&pasta=ano%20187&pesq=derigido%20pelas%20congregadas%20de%20S.%20Vicente%20de%20Paula&pagfis=9610
NOTICIARIO. O Cearense, Fortaleza, 31 de maio de 1874. Eschola nocturna. Ed. 44. P. 2. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=709506&pasta=ano%20187&pesq=&pagfis=10473
OLIVEIRA, Almir Leal de; BARBOSA, Ivone Cordeiro (org.) Leis Provinciais: Estado e Cidadania (1835-1861). Compilação das Leis Provinciais do Ceará: compreendendo os annos e 1835 a 1861 pelo Dr. José Liberato Barroso. Fortaleza: INESP, 2009. 550 p. 3 v. (Coleção Assembleia Histórica: Memória, Estado e Sociedade, t 1). Ed. Fac-similada da edição publicada em 1862.
PORTO, Márcio de Souza. Catolicismo laico e catolicismo romanizado no Ceará: tensões, conflitos e resistências, na transição do século XIX para o século XX (esse estranho felismono). Revista de Humanidades, Fortaleza, v. 7, n. 17, p. 230-248, jul. 2005.
SANTOS, Ivanildo Gomes dos Santos. A instrução secundária nas as aulas avulsas e o Liceu Provincial (1784-1892). 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, João Pessoa, 2018.
SANTOS, Cícero Edinaldo dos; MEDEIROS, Jarles Lopes de; CAVALCANTE, Maria Juraci Maia (org.). História e educação comparada: discursos, instituições e práticas educativas. Fortaleza: Edições UFC, 2020.
SANTOS, Ivanildo Gomes dos Santos; ANANIAS, Mauricéia. O Liceu Provincial das Alagoas: espaços e tempos escolares (1849-1892). In: FERRONATO, Cristiano. CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da (org.). Liceus e Ateneus no Brasil dos Oitocentos. Jundiaí: Paco Editorial, 2020.
SILVA, Marcos José Diniz. No compasso do progresso – a Maçonaria e os trabalhadores Cearenses. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2007.
SILVA, Bárbara Eliza Soares. Uma história da educação: a invenção da instrução pública na província do Ceará (1858-1889). 2012. 137f. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
VIEIRA, Sofia Lerche; FARIAS, Isabel Maria Sabino de (org.). Documentos de política educacional no Ceará: Império e República. Brasília, DF: INEPE, 2006a. (Coleção Documentos da Educação Brasileira).
VIEIRA Sofia Lerche; FARIAS, Isabel Maria Sabino de (org.). Leis da Reforma da Educação no Ceará. Brasília, DF: INEP, 2006b. (Coleção Documentos da Educação Brasileira).
XAVIER, Antônio Roberto; LIMA, Glauber Robson Oliveira; XAVIER, Lisimére Cordeiro do Vale. História e Educação no Ceará: da Colônia à República Velha. Revista Historiar, Sobral, v. 12, n. 22, p. 43 -57, jan./jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História & Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.