Leitura literária e ciências humanas. Um estudo de caso sobre essa “trama leitora”
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p078-099Palavras-chave:
Literatura, ensino de História, ciências humanasResumo
O presente artigo trata da formação leitora literária de jovens e adolescentes com as lentes voltadas para o seu impacto no desenvolvimento desses alunos na disciplina História. Através de um entrelaçamento entre bibliografia de formação leitora literária e um estudo de caso a partir de entrevistas realizadas com um grupo de estudantes da rede privada do ensino de São Paulo, buscamos esmiuçar correlações possíveis com o aprendizado das disciplinas de Ciências Humanas, primordialmente História. Para tanto, dividimos o texto em três grandes sessões: na primeira, retomamos alguns postulados-chave do debate sobre a formação literária para jovens. Na segunda, analisamos os dados colhidos a partir das entrevistas. Por fim, buscamos estabelecer correlações e aproximações entre a formação literária desses jovens com o aprendizado das Ciências Humanas em ambiente escolar.
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