Leitura literária e ciências humanas. Um estudo de caso sobre essa “trama leitora”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p078-099

Palavras-chave:

Literatura, ensino de História, ciências humanas

Resumo

O presente artigo trata da formação leitora literária de jovens e adolescentes com as lentes voltadas para o seu impacto no desenvolvimento desses alunos na disciplina História. Através de um entrelaçamento entre bibliografia de formação leitora literária e um estudo de caso a partir de entrevistas realizadas com um grupo de estudantes da rede privada do ensino de São Paulo, buscamos esmiuçar correlações possíveis com o aprendizado das disciplinas de Ciências Humanas, primordialmente História. Para tanto, dividimos o texto em três grandes sessões: na primeira, retomamos alguns postulados-chave do debate sobre a formação literária para jovens. Na segunda, analisamos os dados colhidos a partir das entrevistas. Por fim, buscamos estabelecer correlações e aproximações entre a formação literária desses jovens com o aprendizado das Ciências Humanas em ambiente escolar.

Biografia do Autor

Pedro Giovannetti Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pedro Giovannetti Moura é doutorando no Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPHR/UFRRJ). É mestre pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). Bacharel e licenciado em História na FFLCH/USP.

Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires é Professor adjunto do Departamento de Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor e Mestre em Letras no campo de Teoria Literária Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). É graduado em Letras pela mesma instituição.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Moura, P. G., & Pires, C. E. de B. M. (2023). Leitura literária e ciências humanas. Um estudo de caso sobre essa “trama leitora”. História & Ensino, 29(1), 078–099. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p078-099

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Artigos