Rock Nacional e Ensino de História:

o uso das músicas “Fábrica” e “Capitão de Indústria” como suporte didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p100-118

Palavras-chave:

ensino de história, consciência histórica, música, rock brasileiro

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação que buscou identificar possíveis contribuições das músicas “Fábrica” (Legião Urbana) e “Capitão de Indústria” (Os Paralamas do Sucesso) para o ensino de História, a partir do trabalho como docente de um colégio particular da região de Itapetininga-SP. A música foi entendida aqui como um importante recurso para o aprimoramento da consciência histórica dos estudantes. Assim buscou-se analisar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida com alunos de segundo ano do ensino médio, sobre os conteúdos “Revolução Industrial” e “Movimentos Operários do Século XIX”. Entre os resultados obtidos está a conclusão de que o trabalho realizado oportunizou formulações mentais entre os estudantes que demonstraram envolvimento com agentes históricos de outras temporalidades e relevantes apropriações conceituais de temas históricos, tendo músicas de ricas qualidades alusivas como um dos eixos gravitacionais da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fábio Chilles Xavier, Universidade de São Paulo

Licenciado em História pela Universidade Estadual de Londrina (2011); mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018); e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre os usos políticos do passado. Atualmente é professor de História na Escola SESI-124 em Itapetininga.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Xavier, F. C. (2023). Rock Nacional e Ensino de História: : o uso das músicas “Fábrica” e “Capitão de Indústria” como suporte didático. História & Ensino, 29(1), 100–118. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p100-118

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Artigos