Rock Nacional e Ensino de História:

o uso das músicas “Fábrica” e “Capitão de Indústria” como suporte didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p100-118

Palavras-chave:

ensino de história, consciência histórica, música, rock brasileiro

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação que buscou identificar possíveis contribuições das músicas “Fábrica” (Legião Urbana) e “Capitão de Indústria” (Os Paralamas do Sucesso) para o ensino de História, a partir do trabalho como docente de um colégio particular da região de Itapetininga-SP. A música foi entendida aqui como um importante recurso para o aprimoramento da consciência histórica dos estudantes. Assim buscou-se analisar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida com alunos de segundo ano do ensino médio, sobre os conteúdos “Revolução Industrial” e “Movimentos Operários do Século XIX”. Entre os resultados obtidos está a conclusão de que o trabalho realizado oportunizou formulações mentais entre os estudantes que demonstraram envolvimento com agentes históricos de outras temporalidades e relevantes apropriações conceituais de temas históricos, tendo músicas de ricas qualidades alusivas como um dos eixos gravitacionais da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Chilles Xavier, Universidade de São Paulo

Licenciado em História pela Universidade Estadual de Londrina (2011); mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018); e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre os usos políticos do passado. Atualmente é professor de História na Escola SESI-124 em Itapetininga.

Referências

CAPITÃO da indústria. Intérprete: Herbert Vianna. In: NOVE luas. Intérprete: Herbert Vianna. Rio de Janeiro: Emi, 1996. Faixa 5.

CARVALHO, Carlos Marcelo. Renato Russo: o filho da revolução. São Paulo: Planeta, 2016.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011.

FÁBRICA. Intérprete: Renato Russo. In: DOIS. Intérprete: Renato Russo. Rio de Janeiro: Emi-Odeon, 1986. 1LP, faixa 11.

FRANCO JUNIOR, Hilário. Somos todos da idade média. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 3, n. 30, p. 58-61, 2008.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOBSBAWM, Eric. Da revolução industrial ao imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979.

LEE, Peter. “Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé”: compreensão das pessoas do passado. In: BARCA, Isabel. Educação histórica e museus. Braga: Universidade do Minho, 2003. p. 19-36.

LIMA, Cássia Helena Pereira. Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da análise crítica do discurso. 2011. 240 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

MANTOUX, Paul. A revolução industrial no século XVIII. São Paulo: Hucitec, 1985.

MODERN Times. Direção: Charles Chaplin. Produção: Charles Chaplin. Cinematografia: Ira H. Morgan; Roland Totheroh. United States: United Artists Corporation, 1936. (87min.).

MORAES, José Geraldo Vinci. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 20, n. 39, p. 203-221, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882000000100009

NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

RÜSEN, Jörn. A razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília, DF: UNB, 2001.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história. História Viva, Brasília, v. 1, n. 1, p. 103–107, 2007.

SESI. Movimento do Aprender: 2º ano ensino médio. São Paulo: SESI-SP, 2014.

THOMPSON, Edward Palmer. Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial. In: THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum. São Paulo: Schwarcz, 1998. p. 267 – 304.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Xavier, F. C. (2023). Rock Nacional e Ensino de História: : o uso das músicas “Fábrica” e “Capitão de Indústria” como suporte didático. História & Ensino, 29(1), 100–118. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p100-118

Edição

Seção

Artigos