Os processos de constituição dos grupos escolares em Campo Bom, Sapiranga e Novo Hamburgo/RS (1930-1934)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p239

Palavras-chave:

Instituições Escolares, Grupo Escolar, Processo de Escolarização

Resumo

Nas últimas décadas os estudos locais/regionais têm motivado diferentes pesquisadores. A dimensão regional representa uma possibilidade para ampliar as lentes teóricas diante de uma diversidade empírica de fontes documentais, orais, icnográficas preservada em arquivos públicos e também arquivos pessoais, a partir da perspectiva da História Cultural. Objetivo foi investigar a história de instituições escolares, os processos e práticas de escolarização do ensino primário desenvolvidas nos grupos escolares de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, três importantes municípios do Vale do Rio dos Sinos, entre 1930-1934.  O modelo dos Grupos escolares influenciou concomitantemente na concepção arquitetônica da escola, bem como na composição material, da forma de organização e escolarização. 

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Biografia do Autor

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Educação (UNISINOS). Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Souza, J. E. de. (2022). Os processos de constituição dos grupos escolares em Campo Bom, Sapiranga e Novo Hamburgo/RS (1930-1934). História & Ensino, 27(2), 239–265. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p239

Edição

Seção

História da Educação