Processos de escolha de livros didáticos de história no ensino médio:

nuances entre guia e professores(as)

Autores

  • Emy Francielli Lunardi Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciada e bacharel em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em História pela Universidade FEderal de Santa Catarina. Professora EBTT de História do campus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8536-2187
  • Bernardo André Mantovani Licenciado em História pelaUniversidade Federal da Fronteira Sul, especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina e mestrando em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p055

Palavras-chave:

livro didático;, processo de escolha;, história.

Resumo

O livro didático (LD) vem sendo objeto de pesquisa científica desde o início do século passado, por ser um meio de comunicação de ampla produção e circulação e por sua relevância no ensino básico. Contudo, ainda há poucas pesquisas que investigam o processo de escolha destes materiais didáticos. Portanto, objetivou-se compreender a perspectiva de professores(as) de História, tendo como parâmetro as normativas do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) para o Ensino Médio de 2018. Investigou-se como ocorre este processo e quais são os critérios para a escolha destas ferramentas de ensino. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que partiu de uma revisão bibliográfica sobre os livros didáticos, analisou os documentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e realizou uma pesquisa de campo com os professores(as) de História do Ensino Médio da rede pública estadual de Chapecó – SC e da rede federal do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para o tratamento dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdo. Os resultados desta pesquisa inferem que apenas docentes do IFSC tiveram suas escolhas de LDs totalmente respeitadas. Além disso, identificaram-se falhas na adoção de medidas indicadas pelo PNLD em relação à transparência, à participação das secretarias e gestão escolar, e ao tempo para efetuar a escolha das obras. Observou-se também interferências das editoras na rede estadual. Em relação aos critérios de seleção destes(as) professores(as), percebeu-se prioridade quanto à corrente historiográfica adotada por estes materiais e à possibilidade de utilizar as imagens enquanto fontes históricas.

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Biografia do Autor

Emy Francielli Lunardi, Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciada e bacharel em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em História pela Universidade FEderal de Santa Catarina. Professora EBTT de História do campus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, licenciada e bacharel em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Professora EBTT de História do campus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina, atuando em cursos Técnicos Integrados, em EJA e na especialização lato sensu em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional.

Bernardo André Mantovani, Licenciado em História pelaUniversidade Federal da Fronteira Sul, especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina e mestrando em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

Licenciado em História pelaUniversidade Federal da Fronteira Sul, especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina e mestrando em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Lunardi, E. F., & Mantovani, B. A. (2022). Processos de escolha de livros didáticos de história no ensino médio: : nuances entre guia e professores(as). História & Ensino, 28(2), 055–078. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p055

Edição

Seção

Artigos