Narrativas conservadoras e o sequestro do futuro: os materiais de Educação Moral e Cívica (1971)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p100Palavras-chave:
Moral e Cívica, Ensino de História, História dos ConceitosResumo
O presente artigo faz uma leitura crítica dos materiais de Educação Moral e Cívica produzidos no contexto da ditadura militar. Selecionei dois volumes para a realização deste artigo, cada um deles destinados a públicos juvenis distintos (equivalentes ao que chamaríamos hoje de ensino fundamental e médio): o Moral e Cívica de Nélson Barbosa e Educação Moral e Cívica na escola Média de Edília Coelho Garcia. Ambas as publicações são de 1971- contexto histórico conhecido pelo seu embrutecimento autoritário. Selecionei para essa investigação os conceitos de cidadania, desenvolvimento, progresso, nacionalismo, patriotismo, democracia, modernidade, civismo, "raças" - identidades étnicas, mais precisamente- e nação. Entendendo-os como materiais que produzem um sentido temporal e pedagógico para jovens alunos, enquadro-os não somente como materiais didáticos, mas também como artefatos culturais de ensino de uma "filosofia da história", uma vez que os materiais de Moral e Cívica buscam oferecer uma substância prático-temporal para os conceitos da modernidade brasileira e seus aspectos culturais. Percebe-se que a seleção dos conceitos tem como pressuposto sua historicidade moderna. Algo que, portanto, me levou a refletir sobre o lugar da experiência europeia e ocidental na narrativa desses materiais.
Downloads
Referências
BARBOSA, Nélson. Educação moral e cívica. Araçatuba: Itamaraty, 1971. v 3.
BEVERNAGE, Berber. From philosophy of history to philosophy of historicities: some ideas on a potential future of historical theory. BMGN Low Countries Historical Review, Netherlands, v. 127, n. 4, p. 113-120, 2012. Disponível em: https://bmgn-lchr.nl/article/view/URN%3ANBN%3ANL%3AUI%3A10-1-109891/5907. Acesso em: 20 maio 2022.
CHOPPIN, Alain. Políticas dos livros escolares no mundo: perspectiva comparativa e histórica. Tradução Fernanda de Bastani Busnello. História da Educação, Pelotas, v. 12, n. 24, p. 9-28, 2008.
DIRLIK, Arif. Is there history after eurocentrism? globalism, postcolonialism, and the disavowal of history. Cultural Critique, Minneapolis, n. 42, p. 1-34, 1999. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1354590?seq=1. Acesso em: 20 maio 2022.
DUSSEL, Enrique. 1942 o encobrimento do outro: a origem do "mito da modernidade". Petrópolis: Vozes, 1993. Disponível em: https://enriquedussel.com/txt/Textos_Libros/45.1492_O_encobremento_do_outro.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
FANON, Frantz. Black skin, white masks. London: Pluto Press, 2008.
FANON, Frantz. The wretched of the earth. New York: Grove Press, 2005.
FILGUEIRAS, Juliana Miranda. A educação moral e cívica e sua produção didática: 1969-1993. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/10549/1/Dissertacao%20Juliana%20Miranda%20Filgueiras.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
GARCIA, Edilia Coelho. Educação moral e cívica na escola média. São Paulo: Editora Didática Irradiante, 1971.
GOMIDES, Fernanda de Paula. Representações de cidadania nos livros didáticos de educação moral e cívica durante o regime militar brasileiro (1964-1985). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/8571/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
KOSELLECK, Reinhardt. Estratos do tempo: estudos sobre história. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC Rio, 2014.
LOSURDO EXPLICA: NAZISMO, FASCISMO e COMUNISMO [legendado]. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (17 min). Publicado pelo canal TV Boitempo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kMxrFxDKDiw&t=25s. Acesso em: 25 maio 2022.
LOSURDO, Domenico. Para uma crítica da categoria de totalitarismo. Crítica Marxista, São Paulo, n. 17, p. 51-80, 2003. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo100artigo3.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
MOLLO, Helena; TURIN, Rodrigo; NICOLAZZI, Fernando. The thickness of time: the writing of history and appropriation of the past in Brazil 1830-1930. Historein, Athens, v. 17, n. 1, 2018. Disponível em: https://ejournals.epublishing.ekt.gr/index.php/historein/article/view/8782/14250. Acesso em: 20 maio 2022.
MUDROVIC, María Inés. Historical Narrative as a Moral Guide and the Present as History as an Ethical Project. História da Historiografia, Ouro Preto, v. 9, n. 21, p. 10-24, 2016. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1024/634. Acesso em: 20 maio 2022.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, Eurocentrismo y América Latina. In: LANGDER, Edgardo (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 1993. p. 122-151. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100708034410/lander.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
RUSEN, Jorn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W&A Editores, 2012.
RUSEN, Jorn. Razão histórica: teoria da história fundamentos da ciência histórica. Tradução Estevão de Rezende Martins. Brasília: UnB, 2001. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B46vjiRI8hGuQk9ablpDcHphcjA/edit?resourcekey=0-9NNsJVZJDM2RZG7fY-m6dw. Acesso em: 20 maio 2022.
SANTOS, Marcia Regina dos. A voz do suporte: análise de um manual de Moral e Cívica em Florianópolis/1971. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, 2., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UDESC, 2014. Disponível em: http://eventos.udesc.br/ocs/index.php/STPII/tempopresente/paper/viewFile/139/77. Acesso em: 20 maio 2022.
SETH, Sanjay. Razão ou raciocínio? Clio ou Shiva?. História da Historiografia, Ouro Preto, v. 6, n. 11, p. 173-189, 2013. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/554/352. Acesso em: 20 maio 2022.
SIMON, Zoltán Boldizsár. Os teóricos da história possuem uma teoria da história? Reflexões sobre uma não disciplina. História da Historiografia, Ouro Preto, v. 12, n. 29, p. 53-68, 2019. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1461/785. Acesso em: 20 maio 2022.
VAINFAS, Ronaldo. Colonização, miscigenação e questão racial: notas sobre equívocos e tabus da historiografia brasileira. Artigo disponível em: https://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg8-1.pdf. Acesso em 07 de junho de 2022.
VELOSO, Sheyla Maria Tavares; TORRENTES, José Vinícius. Os discursos para a formação do cidadão nos livros de OSPB e Educação Moral e Cívica na ditadura militar. In: ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL INTERINSTITUCIONAL, 14., 2016, [s. l.]. Anais [...]. [S. l.]: FAG: Dom Bosco, 2016. p. 1-10. Disponível em: https://www.fag.edu.br/upload/ecci/anais/5b91279dd6c06.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História & Ensino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
















