Epistemologias do sul, descolonizando o ensino de história do Brasil: o samba canta a mulher negra Ruth de Souza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p149

Palavras-chave:

História do Brasil, Mulher Negra, Samba, Educação Antirracista

Resumo

Com as Leis. n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 se tornou obrigatório o estudo da História e cultura africana, afro-brasileira e indígena, abrindo caminhos para o questionamento do paradigma eurocêntrico, a descolonização do currículo escolar, uma mudança epistemológica denominada de epistemologias do sul. Com base no aporte teórico dos Estudos Culturais, nesse texto objetiva-se revisitar o ensino de História do povo negro no Brasil, dando visibilidade às mulheres negras, ao diálogo interseccional gênero, raça e classe, por meio da análise da trajetória de vida de Ruth de Souza, homenageada pela escola de samba: Acadêmicos de Santa Cruz, samba-enredo “Ruth de Souza - Senhora liberdade abre as asas sobre nós”, enredo do carnavalesco Cahê Rodrigues, carnaval carioca 2019. 

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Biografia do Autor

Ana Lúcia da Silva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Doutora em Educação (UEM). Professora da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Silva, A. L. da. (2022). Epistemologias do sul, descolonizando o ensino de história do Brasil: o samba canta a mulher negra Ruth de Souza. História & Ensino, 27(2), 149–184. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p149

Edição

Seção

Artigos