Fotografia e Ensino de História: A exposição “Visualidades e conhecimento histórico- imagens narrando história e práticas culturais”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p285

Palavras-chave:

Fotografia e ensino, Exposição fotográfica, Relato de experiência

Resumo

O objetivo deste artigo é o de discutir o uso e as potencialidades didáticas da fotografia no ensino, a partir de uma experiência de realização de uma exposição fotográfica no curso de História da UNEB/Campus VI, na disciplina de Laboratório de Ensino de História II. A fotografia é uma linguagem extremamente acessível, hoje em dia, em função do avanço tecnológico proporcionado pela internet, pelas câmaras digitais e smartphones: a internet, por alocar sites que servem de acervo para coletar fotos históricas; e as câmaras digitais e smartphones, pela praticidade em fotografar e gerenciar, digitalmente, as imagens. A fotografia é um tipo de documento que deve ser amplamente utilizado pelo professor de História na educação básica. E no ensino superior, os cursos de História devem ter em sua matriz curricular disciplinas que orientem, teórica e metodologicamente, o discente a saber lidar com esse tipo de fonte. Este artigo apresentará os passos da preparação da exposição, a metodologia utilizada na sua organização e a sua execução, e o seu resultado na formação da prática docente, na formação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Carvalho do Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em História Social (UFBA). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI). Professor do Mestrado Profissional em Ensino (PPGELS - UNEB/Campus VI). 

Referências

BARCA, Isabel. A educação histórica numa sociedade aberta. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história. Brasília: MEC: SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf. Acesso em: 6 ago. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC: [2017]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf. Acesso em: 6 ago. 2017.

BRASILIANA FOTOGRÁFICA DIGITAL. Rio de Janeiro: BN, [2017]. Disponível em: http://brasilianafotografica.bn.br/brasiliana/. Acesso em: 6 ago. 2017.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BURKE, Peter. O testemunho das imagens. In: BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004. p. 11-24.

CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Fotografias: usos sociais e historiográficos. In: DE LUCA, Tania Regina; PINSKY, Carla B. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. p. 29-60.

CAIMI, Flávia. O que precisa saber um professor de História. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015.

GASKELL, Ivan. História das imagens. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Unesp, 1992. p. 237-271.

GERMINARI, Geyso D. Educação histórica: a constituição de um campo de pesquisa. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, n. 42, p. 54-70, jun. 2001.

LOPES, Marcos Felipe de B; MAUAD, Ana Maria. História e fotografia. In:
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 263-281.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MANGUEL, Alberto. O espectador comum: a imagem como narrativa. In: MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 15-33.

MENEZES, Ulpiano T. B. de. Fontes visuais, cultura visual, História visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003.

MENEZES, Ulpiano T. B. de. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 243-262.

RUBIN, Nami. Sebastião Salgado: os bastidores das imagens. O Globo, Rio de Janeiro, 8 mar. 2014. Segundo Caderno, p. 8.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é essa?. In: BARCA, Isabel; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (org.). Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. p. 21-51.

SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas, as imagens, testemunhas da história. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, 1994, p. 81-95.

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Departamento de Ciências Humanas. Colegiado do Curso de história. Projeto pedagógico. Caetité: UNEB, 2015.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Nascimento, J. C. do. (2021). Fotografia e Ensino de História: A exposição “Visualidades e conhecimento histórico- imagens narrando história e práticas culturais”. História & Ensino, 27(1), 285–306. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p285

Edição

Seção

Artigos