Fotografia e Ensino de História: A exposição “Visualidades e conhecimento histórico- imagens narrando história e práticas culturais”
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p285Palavras-chave:
Fotografia e ensino, Exposição fotográfica, Relato de experiênciaResumo
O objetivo deste artigo é o de discutir o uso e as potencialidades didáticas da fotografia no ensino, a partir de uma experiência de realização de uma exposição fotográfica no curso de História da UNEB/Campus VI, na disciplina de Laboratório de Ensino de História II. A fotografia é uma linguagem extremamente acessível, hoje em dia, em função do avanço tecnológico proporcionado pela internet, pelas câmaras digitais e smartphones: a internet, por alocar sites que servem de acervo para coletar fotos históricas; e as câmaras digitais e smartphones, pela praticidade em fotografar e gerenciar, digitalmente, as imagens. A fotografia é um tipo de documento que deve ser amplamente utilizado pelo professor de História na educação básica. E no ensino superior, os cursos de História devem ter em sua matriz curricular disciplinas que orientem, teórica e metodologicamente, o discente a saber lidar com esse tipo de fonte. Este artigo apresentará os passos da preparação da exposição, a metodologia utilizada na sua organização e a sua execução, e o seu resultado na formação da prática docente, na formação do professor.Downloads
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Publicado
2021-08-16
Como Citar
Nascimento, J. C. do. (2021). Fotografia e Ensino de História: A exposição “Visualidades e conhecimento histórico- imagens narrando história e práticas culturais”. História & Ensino, 27(1), 285–306. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p285
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Artigos
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