“Simples, atrahente e commovente”: o ensino de História nos programas dos grupos escolares sergipanos (1912-1924)

Autores

  • Magno Francisco de Jesus Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p165

Palavras-chave:

Ensino de História, Programas escolares, Grupos escolares, Sergipe

Resumo

Nos últimos decênios, as discussões acerca do ensino de história foram responsáveis pela constituição de um novo e fértil campo de pesquisa histórica. Todavia, apesar dos importantes avanços em determinadas temáticas, ainda é visível a escassez de estudos sobre a História do ensino de História em períodos anteriores à segunda metade do século XX. Este artigo tem como escopo problematizar as propostas de Ensino de História no estado de Sergipe no período entre 1912 e 1924, por meio dos programas de ensino atribuídos aos grupos escolares. Com isso, torna-se possível entender algumas vicissitudes sobre a História ensinada para a infância brasileira ao longo dos dois últimos decênios da Primeira República, bem como a compreensão sobre a relação entre o ensino de História pátria e o de História regional.

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Biografia do Autor

Magno Francisco de Jesus Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em História pela UFF. Professor do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2018-07-29

Como Citar

Santos, M. F. de J. (2018). “Simples, atrahente e commovente”: o ensino de História nos programas dos grupos escolares sergipanos (1912-1924). História & Ensino, 24(1), 165–197. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p165

Edição

Seção

Artigos