Contribuições da Educação Histórica para a aprendizagem em História

Autores

  • Ana Paula Rodrigues Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/ Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p199

Palavras-chave:

Educação Histórica, Literacia, Construtivismo social, Behaviorismo, Cognitivismo

Resumo

O presente artigo propõe debater acerca das teorias da aprendizagem behaviorista, cognitivista e construtivista à luz da Educação Histórica. Enquanto as teorias psicológicas buscam explicar a aprendizagem histórica a partir da cognição ou de preceitos associacionistas, a Educação Histórica, enquanto campo de pesquisa, remete a aprendizagem à própria epistemologia da História. A partir desta perspectiva, o ensino de História deixa de ser validado pela quantidade de informações que o aluno é capaz de reter e passa a objetivar a progressão do pensamento histórico e o desenvolvimento da literacia histórica dos alunos. Neste sentido, a relação que os alunos estabelecem com os conceitos e categorias vinculados à racionalidade histórica assumem relevância para formação de sujeitos capazes de vincular a experiência do tempo à sua própria subjetividade, dotando-a de significância e usos para sua vida prática.

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Biografia do Autor

Ana Paula Rodrigues Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/ Cuiabá

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2018-07-29

Como Citar

Carvalho, A. P. R. (2018). Contribuições da Educação Histórica para a aprendizagem em História. História & Ensino, 24(1), 199–227. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p199

Edição

Seção

Artigos