Cultura: noções e apropriações na escrita didática da História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p105

Palavras-chave:

Livro didático de História, Cultura, Escrita, Apropriação, Reprodução

Resumo

Analisa-se o papel da escrita didática da história articulando os diversos níveis da produção textual em História; parte-se da noção de especificidade do discurso do historiador e das diferenciações internas existentes entre a escrita acadêmica e a escrita escolar; para a construção desta análise adota-se como ponto de partida a noção de artefato cultural assumida pelo livro didático de História e como referencia as concepções acadêmicas e didáticas do conceito de cultura. Tal análise deverá levar em conta, não apenas o aspecto conteudista da produção didática, mas os diversos aspectos e condicionamentos que perpassam a escrita escolar da História, constroem a sua especificidade e definem o sentido, a estética e o espaço de atuação do livro didático de História.

Biografia do Autor

Washington Tourinho Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando do programa de História Social da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Campus Assis. Professor da Universidade Federal do Maranhão

 

 

Graduado em História Licenciatura e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. . desenvolve pesquisa na área do Ensino de História, com ênfase para o livro didatico. , onde desenvolve a pesquisa intitulada "Imposições e negociações: teoria e inculcação de valores no livro ddático de História - a agenda de 2010. Bolsista CAPES

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Publicado

2014-09-20

Como Citar

Tourinho Júnior, W. (2014). Cultura: noções e apropriações na escrita didática da História. História & Ensino, 20(2), 105–128. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p105

Edição

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Artigos