Música e cultura escolar: escuta individualizada, inexpressão corporal e cultura do silêncio

Autores

  • Milton Joeri Fernandes Duarte Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo; Instituto Técnico de Barueri

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p23

Palavras-chave:

Cultura escolar, Linguagem musical e conhecimento histórico.

Resumo

O presente artigo pretende estabelecer alguns pontos de reflexão sobre a relação entre música e cultura escolar a partir das observações ligadas às atividades de campo envolvendo seus agentes no processo de aprendizagem, mediado pela linguagem musical. A cultura escolar foi observada a partir de três aspectos: a escuta individualizada, a inexpressão corporal e a preservação da cultura do silêncio, fazem parte da cultura escolar dessa escola.  Esses elementos demonstraram que as práticas pedagógicas individuais ou coletivas mediadas pela música são válidas como elementos motivadores para uma nova postura da comunidade em relação ao processo de ensino-aprendizagem e interferem positivamente na cultura escolar, mas isso não assegura a sua transformação, pois a utilização da linguagem musical, neste caso, apenas estabeleceu estratégias e perspectivas de transformação, mas não garantiu de forma objetiva as condutas regulares da comunidade escolar que alterariam o habitus da cultura escolar.

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Biografia do Autor

Milton Joeri Fernandes Duarte, Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo; Instituto Técnico de Barueri

Doutor pela Faculdade de educação da USP (FEUSP) e porfessor do Ensino Médio. 

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Publicado

2013-09-26

Como Citar

Duarte, M. J. F. (2013). Música e cultura escolar: escuta individualizada, inexpressão corporal e cultura do silêncio. História & Ensino, 19(2), 23–38. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p23

Edição

Seção

Artigos