Música e cultura escolar: escuta individualizada, inexpressão corporal e cultura do silêncio
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p23Palavras-chave:
Cultura escolar, Linguagem musical e conhecimento histórico.Resumo
O presente artigo pretende estabelecer alguns pontos de reflexão sobre a relação entre música e cultura escolar a partir das observações ligadas às atividades de campo envolvendo seus agentes no processo de aprendizagem, mediado pela linguagem musical. A cultura escolar foi observada a partir de três aspectos: a escuta individualizada, a inexpressão corporal e a preservação da cultura do silêncio, fazem parte da cultura escolar dessa escola. Esses elementos demonstraram que as práticas pedagógicas individuais ou coletivas mediadas pela música são válidas como elementos motivadores para uma nova postura da comunidade em relação ao processo de ensino-aprendizagem e interferem positivamente na cultura escolar, mas isso não assegura a sua transformação, pois a utilização da linguagem musical, neste caso, apenas estabeleceu estratégias e perspectivas de transformação, mas não garantiu de forma objetiva as condutas regulares da comunidade escolar que alterariam o habitus da cultura escolar.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. O poder simbólico. 4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BRANDÃO, A. C.; DUARTE, M. F. Movimentos Culturais de Juventude. São Paulo: Moderna, 1990.
FORQUIN, J-C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação. Porto Alegre: Pannonica, n. 5, 1992.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. História da violência nas prisões. 5 ed. Rio de Janeiro. Petrópolis: Vozes, 1987.
GODINHO, J. C. O corpo na aprendizagem e na representação mental. In: ILARI, B. S. (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música: da percepção à produção. Curitiba: UFPR, 2006.
SNYDERS, G. A escola pode ensinar as alegrias da música? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.