Trabalhando o tema da “diferença” em sala: noções dos alunos sobre concepções nazistas nos séculos XX e XXI

Autores

  • Lucas Werlang Girardi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria Luiza Galle Lopedote Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p325

Palavras-chave:

Ensino de História, Nazismo, PIBID

Resumo

O escrito a seguir versa sobre uma experiência em sala de aula dos autores, bolsistas PIBID, que teve lugar no segundo semestre de 2012, na Escola de Educação Básica Padre Anchieta, Florianópolis. Relata-se e analisa-se a intervenção em forma de aula-oficina realizada com 23 alunos entre 15 e 20 anos do Segundo Ano do Ensino Médio, durante três encontros (totalizando seis horas/aulas). O tema “Período entreguerras e regimes totalitários” foi estabelecido de acordo com o cronograma da professora da unidade escolar, mas o recorte temático “Nazismo” foi definido após investigação das ideias prévias dos alunos e observação da turma. Foi objetivo atuar na consciência histórica dos alunos tanto para discutir a ineficácia e suprimir os binarismos simplistas vítima/algoz ou bom/mau, quanto para apontar para permanências no presente de certas concepções do nazismo e a necessidade de cessar ou transformar tal paradigma. Quis-se instrumentalizá-los para um posicionamento crítico em relação à sociedade que os envolve, e orientá-los em termos de ações futuras. 

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Biografia do Autor

Lucas Werlang Girardi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmico de História da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Luiza Galle Lopedote, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmico de História da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2013-09-26

Como Citar

Girardi, L. W., & Lopedote, M. L. G. (2013). Trabalhando o tema da “diferença” em sala: noções dos alunos sobre concepções nazistas nos séculos XX e XXI. História & Ensino, 19(2), 325–341. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p325

Edição

Seção

Laboratório (artigo)