O uso do jornal para trabalhar com a noção de fato e tempo histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p63

Palavras-chave:

Evento, Conjuntura, Estrutura, Tempo histórico, Período histórico.

Resumo

Com este artigo estamos propondo uma forma de utilização do jornal impresso para trabalhar com as noções de fato e tempo histórico. Para isso fizemos uma discussão sobre a noção de duração social proposto por Fernand Braudel e, em seguida, demos alguns exemplos com notícias e reportagens de como essa metodologia poderá ser empregada no ensino fundamental e médio.

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Biografia do Autor

Rivail Carvalho Rolim, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em História Social UFF-RJ. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá - UEM-PR.

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Publicado

2002-06-18

Como Citar

Rolim, R. C. (2002). O uso do jornal para trabalhar com a noção de fato e tempo histórico. História & Ensino, 8, 63–84. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p63

Edição

Seção

Artigos