Escrever e pensar historicamente: recursos cognitivos envolvidos com a produção textual

Autores

  • Maria Lima Universidade Federal do Mato do Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p159

Palavras-chave:

Pensamento histórico, Língua escrita, Processo cognitivo.

Resumo

Parece evidente que a língua escrita apóia o desenvolvimento do pensamento em geral, e do pensamento histórico em particular. No entanto, pouco se têm explorado as características que envolvem as situações de produção textual e sua relação com o desenvolvimento do pensamento histórico. A partir da análise de três diferentes versões da produção de um estudante pública na cidade de São Paulo, apresento a análise de alguns indícios que me permitem exemplificar o intenso processo reflexivo pelo qual o estudante passa ao produzir um texto e de que forma esse processo não diz respeito apenas à atuação sobre a língua escrita enquanto técnica, mas enquanto atividade discursiva complexa e marcada por processos reflexivos constantes que produzem e transformam o dizer e o pensamento histórico.

Biografia do Autor

Maria Lima, Universidade Federal do Mato do Grosso do Sul

Professora  da Universidade Federal do Mato do Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

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Publicado

2009-04-02

Como Citar

Lima, M. (2009). Escrever e pensar historicamente: recursos cognitivos envolvidos com a produção textual. História & Ensino, 15, 159–172. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p159

Edição

Seção

Artigos