A concepção de ensino pensada por Roberto Mange - a formação de mão de obra SENAI: a escola do SENAI – PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p195

Palavras-chave:

SENAI, Ensino profissional, Formação para o Trabalho

Resumo

Neste artigo volto-me ao processo de criação e desenvolvimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Paraná, destacando a forma como se pensava o ensino dos operários. A filosofia institucional de ensino pautava-se na concepção de Roberto Mange e pode ser percebida em alguns documentos, como relatórios e reportagens do Jornal “O Escudo” elaborado pelos próprios alunos do SENAI-PR. Entendo que se mesclavam uma visão taylorista com uma visão humanista nesta concepção.

Biografia do Autor

Desirê Luciane Dominschek, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação, linha de pesquisa História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Referências

SENAI. Relatório. Histórias e percursos: o departamento nacional do SENAI (1942-2002), 2002.

O ESCUDO - Órgão oficial dos alunos do SENAI. Curitiba: Oficina de Artes Gráficas da Escola do SENAI, 1949-1962.

SÃO PAULO, SENAI, Relatório. De homens e máquinas: Roberto Mange e a Formação Profissional. Acervo Roberto Mange: Inventario Analítico, 1991. v.1.

Downloads

Publicado

2011-09-09

Como Citar

Dominschek, D. L. (2011). A concepção de ensino pensada por Roberto Mange - a formação de mão de obra SENAI: a escola do SENAI – PR. História & Ensino, 17(1), 195–210. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p195

Edição

Seção

Artigos