Estratégias de Ensino em Solos sob o Olhar das Tendências Pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n1p339

Palavras-chave:

Ensino de Geografia., Tendências pedagógicas, Solos.

Resumo

O solo é um recurso essencial para o funcionamento dos ecossistemas, mesmo que não seja devidamente pontuado no ensino escolar. O presente estudo buscou desenvolver a discussão sobre o ensino de solos através das perceptivas educacionais impulsionadas pelas tendências pedagógicas liberal tradicional e liberal renovada progressivista. Assim, objetivou-se verificar qual método seria mais eficiente ao ensino em solos com alunos do 6° ano de uma escola municipal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se como estratégia a divisão das turmas pesquisadas, em uma delas realizou-se o trabalho através da tendência pedagógica liberal progressivista (definida como turma de trabalho), e na outra sob a perspectiva liberal tradicional (definida como turma de controle). Na primeira utilizou-se a experimentoteca para demonstrar os conceitos morfológicos do solo através do manuseio e da aplicação dos conceitos de sua morfologia, dando ênfase à sua consistência, enquanto na segunda realizou-se apenas a exposição teórica dos conteúdos. Por fim, as duas tendências pedagógicas demonstraram-se satisfatórias e eficientes, contudo na turma em que se realizou a abordagem pedagógica progressivista os alunos mostraram-se mais curiosos e interessados pelos conteúdos.

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Biografia do Autor

Cibele Stefanno Saldanha, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tuane Telles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marcia Elena Cardias, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2022-01-12

Como Citar

Saldanha, C. S., Rodrigues, T. T., & Cardias, M. E. (2022). Estratégias de Ensino em Solos sob o Olhar das Tendências Pedagógicas. Geografia (Londrina), 31(1), 339–355. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n1p339

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas