Contribuições da literatura de cordel para o ensino de cartografia

Autores

  • Fonsêca Vitor Lima Fonseca UFMA
  • Karen Sheron Bezerra Fonsêca

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p123

Resumo

O artigo é resultado de reflexões metodológicas a respeito do ensino de Cartografia no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica – PROEB/UFMA nos municípios de Viana e São Bento, no Estado do Maranhão. Tem como objetivo discutir o uso de recurso didático e metodológico para o ensino de Geografia, nas comunidades mais distantes da sede da universidade onde a carência de recursos didáticos é eminente. Assim, o uso de recursos alternativos se faz necessário, uma vez que, no processo de ensino e aprendizagem, professores e alunos carregam consigo experiências vividas que fazem parte de suas práticas sociais e que devem ser levadas em consideração quando da elaboração dos conteúdos das disciplinas ministradas no curso de Geografia. Como metodologia usa-se a Literatura de Cordel, a partir da sistematização em versos do conteúdo geográfico de fusos horários e escala, tendo como referenciais expressões do cotidiano, visto que tais expressões proporcionam uma melhor compreensão da disciplina, possibilitando a conversão da prática social em práxis. Os resultados desse trabalho podem ser avaliados a partir da observação das práticas pedagógicas dos alunos/professores envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-09

Como Citar

Lima Fonseca, F. V., & Fonsêca, K. S. B. (2009). Contribuições da literatura de cordel para o ensino de cartografia. GEOGRAFIA (Londrina), 17(2), 123–132. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p123

Edição

Seção

Artigos