Paisagens Virtuais: uma análise de como o Brasil é apresentado através dos jogos da franquia Street Fighter e possibilidades de uso na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p249%20-%20267

Resumo

O artigo investiga a representação das paisagens brasileiras na franquia de jogos “Street Fighter”, através de levantamento bibliográfico sobre o conceito de paisagem e análise crítica dos jogos Street Fighter II, III, IV e V. Examina-se como as características geográficas e culturais do Brasil são estilizadas no contexto virtual, destacando elementos em cenários urbanos, naturais e culturais nas diferentes versões do jogo. A pesquisa busca compreender como tais representações podem influenciar percepções e estereótipos sobre o país. Ao final, o artigo propõe um plano de aula para professores de geografia do ensino fundamental, visando abordar criticamente essas representações em sala de aula e promover uma compreensão mais ampla e contextualizada das paisagens brasileiras entre os alunos.

Biografia do Autor

Bruno Costa Guimarães, UFRJ

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (SME RJ) e da Escola Nova - Gávea.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Guimarães, B. C. (2024). Paisagens Virtuais: uma análise de como o Brasil é apresentado através dos jogos da franquia Street Fighter e possibilidades de uso na sala de aula. GEOGRAFIA (Londrina), 33(2), 249–267. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p249 - 267

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas