Paisagens Virtuais: uma análise de como o Brasil é apresentado através dos jogos da franquia Street Fighter e possibilidades de uso na sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p249%20-%20267

Resumen

Street Fighter a través de la revisión de la literatura sobre el concepto de paisaje y el análisis crítico de Street Fighter II, III, IV y V. Examina cómo las características geográficas y culturales de Brasil se estilizan en el contexto virtual, destacando elementos en entornos urbanos, naturales y culturales en las diferentes versiones del juego. La investigación busca comprender cómo estas representaciones pueden influir en las percepciones y estereotipos culturales sobre el país. Al final, el artículo propone un plan de lecciones para profesores de geografía de la escuela primaria, con el objetivo de abordar críticamente estas representaciones en el aula y fomentar una comprensión más amplia y contextualizada de los paisajes brasileños entre los estudiantes.

Biografía del autor/a

Bruno Costa Guimarães, UFRJ

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (SME RJ) e da Escola Nova - Gávea.

Citas

BALDIN, Rafael. Sobre o conceito de paisagem geográfica. Paisagem e Ambiente, [S. l.], v. 32, n. 47, p. 1-17. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/180223>. Acesso em: 10 dez. 2023.

BERTRAND, Georges. PAISAGEM E GEOGRAFIA FÍSICA GLOBAL. ESBOÇO METODOLÓGICO. RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise, [S.l.], v. 8, p. 2177-2738, dez. 2004. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/3389/2718>. Acesso em: 02 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAPCOM. Cenário de Blanka - Street Fighter II. 1991. Disponível em: <https://static.wikia.nocookie.net/streetfighter/images/9/9b/Sf2blankastage.jpg/revision/latest?cb=20110115031023>. Acesso em: 10 dez. 2023.

CAPCOM. Blanka – Street Fighter II. 1993. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/a/a4/Super_Blanka.png. Acesso em: 10 dez. 2023.

CAPCOM. Oro. 1997a. Disponível em <https://static.wikia.nocookie.net/streetfighter/images/4/4e/Oro.png/revision/latest?cb=20140126235129&path-prefix=pt-br>. Acesso em: 10 dez. 2023.

CAPCOM. Cenário de Oro. 1997b. Disponível em <https://static.wikia.nocookie.net/streetfighter/images/4/4e/Oro.png/revision/latest?cb=20140126235129&path-prefix=pt-br>. Acesso em: 10 dez. 2023.

CAPCOM. Sean Matsuda. 1997c. Arquivo de internet disponível em <https://static.wikia.nocookie.net/streetfighter/images/5/5a/SFVSean.jpg/revision/latest?cb=20160629143107>. Acesso em: 10 dez. 2023.

CAPCOM. Cenário de Sean em Street Fighter III: 2nd Impact. 1997d. Disponível em <https://sm.ign.com/t/ign_br/screenshot/default/sans-titre-1_tpwa.1280.jpg>. Acesso em 10 dez. 2023.

CAPCOM. Porto de Santos em Street Fighter III: 3rd Strike. 1999. Disponível em <https://im.ziffdavisinternational.com/ign_br/screenshot/default/street-fighter-3-third-strike-sean_bt65.jpg>. Acesso em: 10 dez. 2023.

CAPCOM. Tela de seleção do cenário “Inland Jungle” de Street Fighter IV. 2008a. Disponível em: <https://static.wikia.nocookie.net/streetfighter/images/e/eb/SSFIV_2013-08-02_14-12-28-05.jpg/revision/latest/scale-to-width-down/1000?cb=20130802133131>. Acesso em: 10 dez. 2023.

CAPCOM. Cenário “Inland Jungle”. 2008b. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D1wiIa4zV66w&psig=AOvVaw1bitijsCthq4hutqtV-Dlw&ust=1702324682033000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBEQjRxqFwoTCLCJ8vTUhYMDFQAAAAAdAAAAABAT>. Acesso em: 10 dez. 2023.

CAPCOM. Laura Matsuda. 2016a. Disponível em <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/5/5d/Laura-matsuda.png/220px-Laura-matsuda.png>. Acesso em: 10 dez. 2023.

CAPCOM. Cenário Hillside Plaza. 2016b. Disponível em: <https://static.wikia.nocookie.net/streetfighter/images/f/fa/SFV-Street-Fighter_V-Brazil-Stage-Brasil-escenario-Vid.jpg/revision/latest?cb=20150920175720>. Acesso em 10 dez. 2023..

CHARTIER, Roger. Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. p. 13-28.

DRUMMOND, Washington. Representação espacial nos videogames: explorando o caso Simcity 4. Dissertação (Mestrado em Geografia) - PPGG, UFRJ, 2014.

FÍGOLI, Leonardo Hipólito Genaro. A paisagem como dimensão simbólica do espaço: o mito e a obra de arte. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 29 – 39, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/1720. Acesso em: 19 out. 2023.

HALL, Stuart. "Cultural identity and Diaspora'. ln: Rutherford, Jonathan (org.). Identity. Londres: Lawrence and Wishart, 1990. p. 222 - 237.

HARADA, Janaina. Que indústria fatura mais: do cinema, da música ou dos games?. Superinteressante. 09 jan 2018. [s/p]. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/que-industria-fatura-mais-do-cinema-da-musica-ou-dos-games/>. Acesso em: 13 out. 2023.

LA BLACHE, Paul Vidal de. Os Gêneros de Vida na Geografia Humana: Segundo Artigo. In: HAESBAERT, Rogério et al. (org.). Vidal, Vidais: textos de Geografia Humana, Regional e Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1982. p. 59-181.

NEWZOO. Top countries and markets by video game revenues, 2023. Disponível em: <https://newzoo.com/resources/rankings/top-10-countries-by-game-revenues>. Acesso em: 13 out 2023.

PCManias. Os Gamers e a distribuição por idade. Disponível em: https://www.pcmanias.com/os-gamers-e-a-distribuicao-por-idades/, 2023. Acesso em: 13 out. 2023.

SANTAELLA, Lúcia; FEITOSA, Mirna. Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: USP, 2008.

SAUER, Carl. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA Roberto Lobato; ROZENDAHL Zeny (Orgs.). Paisagem tempo e cultura, Rio de Janeiro:EdUERJ, 1998. p. 12 – 74.

ZANOLLA, Silvia Rosa da Silvia. Videogame: educação e cultura. São Paulo: Alínea, 2010.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

Guimarães, B. C. (2024). Paisagens Virtuais: uma análise de como o Brasil é apresentado através dos jogos da franquia Street Fighter e possibilidades de uso na sala de aula. GEOGRAFIA (Londrina), 33(2), 249–267. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p249 - 267

Número

Sección

Talleres Pedagógicos