Paisagens Virtuais: uma análise de como o Brasil é apresentado através dos jogos da franquia Street Fighter e possibilidades de uso na sala de aula

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DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p249

Resumo

O artigo investiga a representação das paisagens brasileiras na franquia de jogos “Street Fighter”, através de levantamento bibliográfico sobre o conceito de paisagem e análise crítica dos jogos Street Fighter II, III, IV e V. Examina-se como as características geográficas e culturais do Brasil são estilizadas no contexto virtual, destacando elementos em cenários urbanos, naturais e culturais nas diferentes versões do jogo. A pesquisa busca compreender como tais representações podem influenciar percepções e estereótipos sobre o país. Ao final, o artigo propõe um plano de aula para professores de geografia do ensino fundamental, visando abordar criticamente essas representações em sala de aula e promover uma compreensão mais ampla e contextualizada das paisagens brasileiras entre os alunos.

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Biografia do Autor

Bruno Costa Guimarães, UFRJ

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (SME RJ) e da Escola Nova - Gávea.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Guimarães, B. C. (2024). Paisagens Virtuais: uma análise de como o Brasil é apresentado através dos jogos da franquia Street Fighter e possibilidades de uso na sala de aula. Geografia (Londrina), 33(2), 249–267. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p249

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas