Contribuições da literatura de cordel para o ensino de cartografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p123Abstract
O artigo é resultado de reflexões metodológicas a respeito do ensino de Cartografia no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica – PROEB/UFMA nos municípios de Viana e São Bento, no Estado do Maranhão. Tem como objetivo discutir o uso de recurso didático e metodológico para o ensino de Geografia, nas comunidades mais distantes da sede da universidade onde a carência de recursos didáticos é eminente. Assim, o uso de recursos alternativos se faz necessário, uma vez que, no processo de ensino e aprendizagem, professores e alunos carregam consigo experiências vividas que fazem parte de suas práticas sociais e que devem ser levadas em consideração quando da elaboração dos conteúdos das disciplinas ministradas no curso de Geografia. Como metodologia usa-se a Literatura de Cordel, a partir da sistematização em versos do conteúdo geográfico de fusos horários e escala, tendo como referenciais expressões do cotidiano, visto que tais expressões proporcionam uma melhor compreensão da disciplina, possibilitando a conversão da prática social em práxis. Os resultados desse trabalho podem ser avaliados a partir da observação das práticas pedagógicas dos alunos/professores envolvidos no processo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.