v. 17 n. 2 (2008)

Publicado: 2009-06-10
  • Editorial

    Edison Archela
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p

Artigos

  • Um indicador de vulnerabilidade para sub-bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro

    Thomaz Correa e Castro da Costa, Elaine Cristina Cardoso Fidalgo, Mariella Camardelli Uzeda, Maria José Zaroni, Uebi Jorge Naime, Saulo Pedrinha Guimarães
    5-23
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p5
  • Análise geoambiental da área de proteção ambiental (apa) do estuário do rio Ceará – Ceará – Brasil

    Maria Valdirene Araújo, Sidineyde Soares de Lima e Costa, João Paulo Portela, Patrícia Silva da Cruz
    25-36
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p25
  • Dinâmica e morfologia do canal de confluência dos rios Paraná e Paranapanema pelo método de mapeamento temporal

    Renato José Paes, José C. Stevaux, Mário L. Etchebehere, Isabel T. Leli
    37-47
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p37
  • Características geológicas da formação Serra Geral na área drenada pelo rio Marrecas (SW Paraná): fundamentos para a análise geomorfológica

    Julio César Paisani, Marga Eliz Pontelli, Juliano Andres, Vaniza Pasa, Fabíola Rakel Marinho
    49-65
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p49
  • A abordagem sistêmica e os estudos geomorfológicos: algumas interpretações e possibilidades de aplicação

    Roberto Marques Neto
    67-86
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p67
  • O plano diretor e as situações ambiental e urbana em Bauru-SP

    Valter Luiz Barbosa, Antônio Fernandes Nascimento Junior
    87-109
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p87
  • Uma breve análise sobre a postura dos alunos em sala de aula: pontos de vista sobre a indisciplina

    Alessandro Dozena
    111-121
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p111
  • Contribuições da literatura de cordel para o ensino de cartografia

    Fonsêca Vitor Lima Fonseca, Karen Sheron Bezerra Fonsêca
    123-132
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p123

Resenhas

  • O que é ser geógrafo

    Alyson Bueno Francisco
    133-135
    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p133
  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p