A abordagem sistêmica e os estudos geomorfológicos: algumas interpretações e possibilidades de aplicação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p67Palavras-chave:
Abordagem Sistêmica, Geografia Física, Geomorfologia, Geossistema,Resumo
A Teoria Geral dos Sistemas influenciou vários segmentos do conhecimento científico, entre eles a Geografia Física. Esta abordagem tem seus primórdios na Escola Alemã de Alexander Von Humboldt no século dezenove, esforçada em conhecer a complexidade do meio e a interdependência entre os atributos componentes da paisagem. Entre as disciplinas da ciência geográfica, a geomorfologia teve papel de destaque na aplicação da abordagem sistêmica em suas pesquisas. O objetivo deste artigo é discutir a abordagem sistêmica no âmbito da Geografia Física com ênfase nos estudos geomorfológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.











