Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?

Autores

  • Jeani Delgado Paschoal Moura UEL/CCE/Departamento de Geociências
  • José Alves

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2002v11n2p309

Palavras-chave:

Geografia, Referencial Teórico, Ensino, Professor, Educando Sujeito Social.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir alguns dos pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de Geografia, visando refletir acerca da prática educativa desta disciplina, para a formação política, social e cultural do educando, situando-o como sujeito social, não só no processo de ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, na compreensão da sua inserção nas diferentes “espacialidades”. Nesse sentido, realiza-se algumas discussões a respeito do histórico do pensamento geográfico, compreendendo a influência da Geografia européia no desenvolvimento da Geografia brasileira e os seus desdobramentos no ensino escolar. Posteriormente, enfoca-se a questão do entendimento do objeto de investigação da ciência geográfica como elemento fundamental para a ação docente, nos diversos níveis de ensino, e, por fim, analisam-se as perspectivas do ensino de Geografia na atualidade.

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Publicado

2010-10-13

Como Citar

Moura, J. D. P., & Alves, J. (2010). Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?. GEOGRAFIA (Londrina), 11(2), 309–320. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2002v11n2p309

Edição

Seção

Artigos