A experiência do trabalho coletivo e as transformações territoriais no assentamento São Manoel, em Anastácio/MS
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2002v11n2p185Keywords:
, Assentamento, Trabalho Coletivo, Transformações TerritoriaisAbstract
Após conquistarem a posse da terra, os assentados têm duas opções: a primeira é a exploração individual da terra, em que a área é subdividida em parcelas e distribuída igualmente entre eles; a segunda é a exploração coletiva, em que não há individualização da área e nem do trabalho. Nesta última forma de exploração da terra, os resultados financeiros são distribuídos entre os membros da Associação ou Cooperativa, constituídas pelos próprios assentados. Dessa forma, as famílias do Assentamento São Manoel, em Anastácio/MS, escolheram, desde a formação do assentamento, em 1983, a forma coletiva de exploração de seus lotes, bem como a comercialização coletiva da produção. Como conseqüência dessa tomada de decisão passaram a compor a Cooperativa de Produção Agropecuária Canudos Ltda. Assim, o presente artigo é resultado de um estudo de caso sobre o trabalho coletivo nos assentamentos rurais para entender os desafios e as perspectivas que essa forma coletiva de organização e comercialização da produção vêm proporcionando para as famílias assentadas, posto que, a princípio, essas famílias, que fazem parte do MST, têm como proposta uma nova concepção de economia baseada na solidariedade e no espírito cooperativo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.