O ensino do conceito geográfico de paisagem por meio da literatura de cordel a partir de uma oficina pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p161Palavras-chave:
Ensino, Paisagem, Interdisciplinaridade.Resumo
O presente relato de experiência, realizado a partir de uma oficina pedagógica, aborda a possibilidade de se utilizar interdisciplinarmente a literatura e a Geografia no que tange ao ensino do conceito de paisagem, buscando assim uma maior integração entre diferentes disciplinas e a aproximação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade dos alunos. Neste sentido, o principal objetivo dessa oficina pedagógica foi o de identificar as reais contribuições do uso da literatura no ensino do conceito geográfico de paisagem. Para tanto, num primeiro momento é feita a discussão acerca da interdisciplinaridade e as possibilidades frente à Geografia. Por fim trabalha-se o conceito de paisagem a partir dos cordéis. Além disso, tem-se o relato da oficina “paisagens nos cordéis” e a análise dos materiais produzidos pelos alunos na mesma. A partir da atividade aplicada e da análise dos cordéis produzidos, foi possível perceber que a literatura possibilita aos alunos uma maior aproximação dos conteúdos trabalhados com o seu cotidiano e que o mesmo permite uma análise da paisagem que vai além do visível, pois exige um olhar mais crítico sobre os diferentes cenários abordados nesta forma de literatura.Downloads
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