Procrastinação acadêmica em estudante: análise humanista-fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.48343Palavras-chave:
Carl Rogers, estudantes, estudantes universitários, fenomenologia, psicologia humanistaResumo
A procrastinação é o comportamento de substituir, adiar ou paralisar uma tarefa, funcionando como uma defesa à uma ameaça. Esse fenômeno é manifesto em forma de sofrimento por estudantes ante as tarefas, rotinas e exigências acadêmicas. A Psicologia Humanista de Carl Rogers pode dialogar com esse fenômeno, em seus aspectos personalistas que afetam o ensino-aprendizagem. Este artigo objetiva compreender experiências de procrastinação em estudantes universitários. Empregou-se o método fenomenológico empírico, de Amedeo Giorgi, em quatro participantes, dos quais emergiram os seguintes eixos de discussão: procrastinação no ambiente educacional; manifestações de angústia e ansiedade na procrastinação; dificuldades e estratégias para lidar com a procrastinação; elementos contextuais que influenciam a procrastinação. Conclui-se que há elementos psicológicos e contextuais envolvidos na experiência de procrastinação e que a expressão disso na academia suscita estratégias de defesa que podem ser vividas de forma criativa ou sofrida.
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