Procrastinação acadêmica em estudante: análise humanista-fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.48343

Palavras-chave:

Carl Rogers, estudantes, estudantes universitários, fenomenologia, psicologia humanista

Resumo

A procrastinação é o comportamento de substituir, adiar ou paralisar uma tarefa, funcionando como uma defesa à uma ameaça. Esse fenômeno é manifesto em forma de sofrimento por estudantes ante as tarefas, rotinas e exigências acadêmicas. A Psicologia Humanista de Carl Rogers pode dialogar com esse fenômeno, em seus aspectos personalistas que afetam o ensino-aprendizagem. Este artigo objetiva compreender experiências de procrastinação em estudantes universitários. Empregou-se o método fenomenológico empírico, de Amedeo Giorgi, em quatro participantes, dos quais emergiram os seguintes eixos de discussão: procrastinação no ambiente educacional; manifestações de angústia e ansiedade na procrastinação; dificuldades e estratégias para lidar com a procrastinação; elementos contextuais que influenciam a procrastinação. Conclui-se que há elementos psicológicos e contextuais envolvidos na experiência de procrastinação e que a expressão disso na academia suscita estratégias de defesa que podem ser vividas de forma criativa ou sofrida. 

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Biografia do Autor

Gabriel Nery Matos, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Uni-FTC. 

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

´Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-Graduação e Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista Produtividade do CNPq. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista. 

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

Nery Matos, G., & Coelho Castelo Branco, P. (2024). Procrastinação acadêmica em estudante: análise humanista-fenomenológica. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 14, 01–17. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.48343