Competência social de professores segundo mães e pais de alunos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p03Palavras-chave:
habilidades sociais, professores de ensino fundamental, interação professor-alunoResumo
A participação da família na rotina educacional dos filhos pode trazer benefícios para todos os sujeitos envolvidos nesse processo e para a gestão escolar. O estudo buscou compreender as concepções de mães e pais de alunos do Ensino Fundamental acerca da competência social dos professores dos filhos. Participaram oito mães e oito pais, cada metade de escolas públicas e privadas. Uma entrevista semiestruturada foi realizada individualmente com cada participante. Os dados coletados foram analisados através do software IRAMUTEQ. Os resultados indicaram similaridades entre as concepções dos dois grupos ao demonstrar a expectativa de que os comportamentos dos docentes sejam favoráveis a interação dos alunos, promovam sua aprendizagem, ofereçam apoio em suas dificuldades e permitam uma correção disciplinar adequada. As diferenças foram que os pais aparentaram ter uma visão mais distanciada do universo educacional, levando-os a apresentar concepções mais preocupadas acerca dos comportamentos dos professores em relação aos resultados das mães.
Downloads
Referências
Bittar, M., & Bittar, M. (2012). História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 157-168. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.17497
Boonk, L., Gijselaers, H. J., Ritzen, H., & Brand-Gruwel, S. (2018). A review of the relationship between parental involvement indicators and academic achievement. Educational Research Review, 24, 10-30. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2018.02.001
Borsa, J. C., & Nunes, M. L. T. (2017). Aspectos psicossociais da parentalidade: o papel de homens e mulheres na família nuclear. Psicologia Argumento, 29(64), 31-39.
Crepaldi, M. A., Andreani, G., Hammes, P. S., Ristof, C. D., & Abreu, S. R. D. (2006). A participação do pai nos cuidados da criança, segundo a concepção de mães. Psicologia em Estudo, 11(3), 579-587. https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000300014
Del Prette, Z. A., & Del Prette, A. (2018). Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. Editora Vozes Limitada.
Demir-Yildiz, C., & Tatik, R. S. (2019). Impact of Flexible and Non-Flexible Classroom Environments on Learning of Undergraduate Students. European Journal of Educational Research, 8(4), 1159-1173. https://doi.org/10.12973/eu-jer.8.4.1159
Dozza, L., & Cavrini, G. (2012). Perceptions of competence: how parents view teachers. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 46, 4050-4055. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.06.195
El Achkar, A. M. N., Leme, V. B. R., Soares, A. B., & Yunes, M. A. M. (2016). Correlaciones de las Habilidades Sociales Educativas de los Profesores, del Burnout y la Relación Profesor-Alumno. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(3), 873-891.
Malavasi, M. M. S., Terrassêca, M., & Ferrarotto, L. (2018). Qualidade da escola pública: o olhar das famílias. Revista Eletrônica de Educação, 12(3), 884-897. https://doi.org/10.14244/198271992474
Melo, R. B. A. (2019). Escola, família e gestão escolar uma breve discussão Teórica Sobre Novos Desafios No Contexto Contemporaneo. Revista Científica de Iniciación a la Investigación, 4(1), 1-12.
Miranda, M. F., Leite, S. R. M, & Marques, E. F. (2010). Família e escola: elementos para uma participação democrática. Revista ORG & DEMO, 11(1), 103-118. https://doi.org/10.36311/1519-0110.2010.v11n1.470
Norambuena, S. P., & Gutiérrez, L. L. (2018). Los buenos profesores en la mirada de padres y apoderados. Educación y educadores, 21(3), 373-387. https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.3.1
Reoyo, N., Carbonero, M. Á., & Martín, L. J. (2017). Características de eficacia docente desde las perspectivas del profesorado y futuro profesorado de secundaria Revista de Educación, 376, 62-86. http://dx.doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2017-376-344
Silva, F. L., Muzardo, F. T., Zamariam, J., Santos, F. L. M., Bazante, B., Alves, C. O., Szendzielorz, E. M., Ribeiro, K. L, Vargas, P. O. P., & Quintiliano, W. P. (2018). Eficácia Docente: Autoavaliação de Professores da Educação Básica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 19(3), 277-282. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p277-282
Silva, J. P., da Silva, J. P., Wagner, T. F., & Wagner, M. F. (2016). Habilidades Sociais em professores: uma revisão de literatura. Mostra de Iniciação Científica IMED, 14-18.
Soares, J. F. S., Oliveira, M. L. M. C., Ferreira, D. F., & Batista, E. C. (2019). As habilidades sociais como fatores aliados às práticas do professor. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 17(1), 1-11. http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i1.5627
Stefanski, A., Valli, L., & Jacobson, R. (2016). Beyond Involvement and Engagement: The Role of the Family in School-Community Partnerships. School Community Journal, 26(2), 135-160.
Vieira-Santos, J., Pereira Del Prette, Z. A., & Del Prette, A. (2018). Habilidades sociais educativas: revisão sistemática da produção brasileira. Avances en Psicología Latinoamericana, 36(1), 45-63. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5069
Wagner, A., Predebon, J., Mosmann, C., & Verza, F. (2005). Compartilhar tarefas? Papéis e funções de pai e mãe na família contemporânea. Psicologia: teoria e pesquisa, 21(2), 181-186. https://doi.org/10.1590/S0102-37722005000200008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)