Competência social de professores segundo mães e pais de alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p03

Palavras-chave:

habilidades sociais, professores de ensino fundamental, interação professor-aluno

Resumo

A participação da família na rotina educacional dos filhos pode trazer benefícios para todos os sujeitos envolvidos nesse processo e para a gestão escolar. O estudo buscou compreender as concepções de mães e pais de alunos do Ensino Fundamental acerca da competência social dos professores dos filhos. Participaram oito mães e oito pais, cada metade de escolas públicas e privadas. Uma entrevista semiestruturada foi realizada individualmente com cada participante. Os dados coletados foram analisados através do software IRAMUTEQ. Os resultados indicaram similaridades entre as concepções dos dois grupos ao demonstrar a expectativa de que os comportamentos dos docentes sejam favoráveis a interação dos alunos, promovam sua aprendizagem, ofereçam apoio em suas dificuldades e permitam uma correção disciplinar adequada. As diferenças foram que os pais aparentaram ter uma visão mais distanciada do universo educacional, levando-os a apresentar concepções mais preocupadas acerca dos comportamentos dos professores em relação aos resultados das mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abdulkadiroğlu, A., Pathak, P. A., Schellenberg, J., & Walters, C. R. (2020). Do parents value school effectiveness?. American Economic Review, 110(5), 1502-39. https://doi.org/10.1257/aer.20172040

Bittar, M., & Bittar, M. (2012). História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 157-168. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.17497

Boonk, L., Gijselaers, H. J., Ritzen, H., & Brand-Gruwel, S. (2018). A review of the relationship between parental involvement indicators and academic achievement. Educational Research Review, 24, 10-30. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2018.02.001

Borsa, J. C., & Nunes, M. L. T. (2017). Aspectos psicossociais da parentalidade: o papel de homens e mulheres na família nuclear. Psicologia Argumento, 29(64), 31-39.

Crepaldi, M. A., Andreani, G., Hammes, P. S., Ristof, C. D., & Abreu, S. R. D. (2006). A participação do pai nos cuidados da criança, segundo a concepção de mães. Psicologia em Estudo, 11(3), 579-587. https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000300014

Del Prette, Z. A., & Del Prette, A. (2018). Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. Editora Vozes Limitada.

Demir-Yildiz, C., & Tatik, R. S. (2019). Impact of Flexible and Non-Flexible Classroom Environments on Learning of Undergraduate Students. European Journal of Educational Research, 8(4), 1159-1173. https://doi.org/10.12973/eu-jer.8.4.1159

Dozza, L., & Cavrini, G. (2012). Perceptions of competence: how parents view teachers. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 46, 4050-4055. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.06.195

El Achkar, A. M. N., Leme, V. B. R., Soares, A. B., & Yunes, M. A. M. (2016). Correlaciones de las Habilidades Sociales Educativas de los Profesores, del Burnout y la Relación Profesor-Alumno. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(3), 873-891.

Malavasi, M. M. S., Terrassêca, M., & Ferrarotto, L. (2018). Qualidade da escola pública: o olhar das famílias. Revista Eletrônica de Educação, 12(3), 884-897. https://doi.org/10.14244/198271992474

Melo, R. B. A. (2019). Escola, família e gestão escolar uma breve discussão Teórica Sobre Novos Desafios No Contexto Contemporaneo. Revista Científica de Iniciación a la Investigación, 4(1), 1-12.

Miranda, M. F., Leite, S. R. M, & Marques, E. F. (2010). Família e escola: elementos para uma participação democrática. Revista ORG & DEMO, 11(1), 103-118. https://doi.org/10.36311/1519-0110.2010.v11n1.470

Norambuena, S. P., & Gutiérrez, L. L. (2018). Los buenos profesores en la mirada de padres y apoderados. Educación y educadores, 21(3), 373-387. https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.3.1

Reoyo, N., Carbonero, M. Á., & Martín, L. J. (2017). Características de eficacia docente desde las perspectivas del profesorado y futuro profesorado de secundaria Revista de Educación, 376, 62-86. http://dx.doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2017-376-344

Silva, F. L., Muzardo, F. T., Zamariam, J., Santos, F. L. M., Bazante, B., Alves, C. O., Szendzielorz, E. M., Ribeiro, K. L, Vargas, P. O. P., & Quintiliano, W. P. (2018). Eficácia Docente: Autoavaliação de Professores da Educação Básica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 19(3), 277-282. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p277-282

Silva, J. P., da Silva, J. P., Wagner, T. F., & Wagner, M. F. (2016). Habilidades Sociais em professores: uma revisão de literatura. Mostra de Iniciação Científica IMED, 14-18.

Soares, J. F. S., Oliveira, M. L. M. C., Ferreira, D. F., & Batista, E. C. (2019). As habilidades sociais como fatores aliados às práticas do professor. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 17(1), 1-11. http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i1.5627

Stefanski, A., Valli, L., & Jacobson, R. (2016). Beyond Involvement and Engagement: The Role of the Family in School-Community Partnerships. School Community Journal, 26(2), 135-160.

Vieira-Santos, J., Pereira Del Prette, Z. A., & Del Prette, A. (2018). Habilidades sociais educativas: revisão sistemática da produção brasileira. Avances en Psicología Latinoamericana, 36(1), 45-63. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5069

Wagner, A., Predebon, J., Mosmann, C., & Verza, F. (2005). Compartilhar tarefas? Papéis e funções de pai e mãe na família contemporânea. Psicologia: teoria e pesquisa, 21(2), 181-186. https://doi.org/10.1590/S0102-37722005000200008

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

Soares, A. B., Brito, A. D., & Medeiros, H. C. P. (2021). Competência social de professores segundo mães e pais de alunos. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 12(2), 03–22. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p03

Edição

Seção

Artigos Originais