Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p64

Palavras-chave:

trabalho docente, saúde ocupacional, saúde mental, distúrbios mentais

Resumo

A saúde do professor é um tema que adquire crescente relevância científica, pois tal profissão é considerada como uma das mais estressantes. A presente revisão sistemática da literatura analisou produções científicas nacionais publicadas entre 2010 e 2015, com vista a identificar principais sintomas e/ou adoecimentos psíquicos entre professores brasileiros. Recorreu-se às bases LILACS, SciELO, Index Psicologia, Educ@ e PePSIC. Os critérios de elegibilidade e análise seguiram as diretrizes do PRISMA. Dos 97 artigos encontrados, 15 foram analisados, os quais indicaram interesse multidisciplinar pela temática, predominância de estudos descritivos e correlacionais e recorrência de investigações em escolas públicas e de Ensino Fundamental. O principal adoecimento mental investigado é a síndrome de burnout e os sintomas prevalentes foram o estresse e a ansiedade. Espera-se que esses resultados direcionem novas pesquisas e estimulem o planejamento de intervenções eficazes voltadas para a saúde mental de professores.

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Biografia do Autor

Liciane Diehl, Centro Universitário UNIVATES

Doutorando em Psicologia  pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora no Centro Universitário UNIVATES

Angela Helena Marin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2016-10-31

Como Citar

Diehl, L., & Marin, A. H. (2016). Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 7(2), 64–85. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p64

Edição

Seção

Artigos Originais