Oficinas de Psicologia: Memória e experiência narrativa com idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p249

Palavras-chave:

memória, velhice, psicologia

Resumo

Um dos papéis sociais atribuídos ao idoso é o de ser a memória coletiva de seu grupo social, transmitindo um legado cultural. Em nosso trabalho com idosos, intitulado “Oficinas de Psicologia” e realizado no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNESP - Assis), privilegiamos um espaço no qual essas memórias pudessem ganhar corpo e sentidos polissêmicos através da narrativa. Nas oficinas com cerca de 30 idosos, realizamos atividades com o objetivo de resgatar as memórias de acontecimentos vividos por eles, registrá-las e divulgá-las na comunidade universitária. Para os idosos, o resgate e a comunicação de suas experiências possibilitaram criar um espaço de interlocução de suas memórias, ressignificando o passado e o presente. Para o psicólogo, é um meio de implementar uma prática diferenciada que não vise o lembrar por lembrar, mas de fazer com que a lembrança seja um ato político de confronto com o presente e de questionamento do papel social dos idosos na atualidade.

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Biografia do Autor

Mariele Rodrigues Correa, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. UNESP (Universidade Estadual Paulista), Campus Assis.

José Sterza Justo, Universidade Estadual Paulista

Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor de Psicologia da UNESP-Assis.

Referências

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Publicado

2010-10-15

Como Citar

Correa, M. R., & Justo, J. S. (2010). Oficinas de Psicologia: Memória e experiência narrativa com idosos. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 249–256. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p249

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional