Desenvolvimento da Escala de Comportamento Acadêmico – Stricto Sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.48323

Palavras-chave:

comportamento cidadão, comportamento contraproducente, comportamento acadêmico, construção da escala, comportamento social

Resumo

Esta pesquisa objetivou a construção e validação da estrutura interna de uma escala que possibilite a identificação de comportamentos acadêmicos no stricto sensu denominada de Escala de Comportamento Acadêmico – Stricto Sensu (ECA-SS).  A construção da escala foi operacionalizada contando com a participação de 4.071 discentes de cursos stricto sensu de diferentes áreas do conhecimento e de pesquisadores e profissionais da Psicologia. A versão final da escala consubstanciou em 49 assertivas, sendo 25 que representam comportamentos cidadãos acadêmicos e 24 assertivas referentes a comportamentos acadêmicos contraproducentes. Acredita-se que a ECA-SS possa contribuir com o ambiente acadêmico a fim de identificar o perfil comportamental dos discentes com intuito de orientar e incentivar os estudantes a manifestarem comportamentos cidadãos no ambiente universitário. Além disso, estudos futuros podem utilizar a ECA-SS maximizando a consistência metodológica das investigações.

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Biografia do Autor

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutor em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Flaviano Costa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor do Departamento de Contabilidade na Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Martins Meurer, A., & Costa, F. (2024). Desenvolvimento da Escala de Comportamento Acadêmico – Stricto Sensu . Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 14, 01–24. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.48323