Desenvolvimento da Escala de Comportamento Acadêmico – Stricto Sensu
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.48323Palavras-chave:
comportamento cidadão, comportamento contraproducente, comportamento acadêmico, construção da escala, comportamento socialResumo
Esta pesquisa objetivou a construção e validação da estrutura interna de uma escala que possibilite a identificação de comportamentos acadêmicos no stricto sensu denominada de Escala de Comportamento Acadêmico – Stricto Sensu (ECA-SS). A construção da escala foi operacionalizada contando com a participação de 4.071 discentes de cursos stricto sensu de diferentes áreas do conhecimento e de pesquisadores e profissionais da Psicologia. A versão final da escala consubstanciou em 49 assertivas, sendo 25 que representam comportamentos cidadãos acadêmicos e 24 assertivas referentes a comportamentos acadêmicos contraproducentes. Acredita-se que a ECA-SS possa contribuir com o ambiente acadêmico a fim de identificar o perfil comportamental dos discentes com intuito de orientar e incentivar os estudantes a manifestarem comportamentos cidadãos no ambiente universitário. Além disso, estudos futuros podem utilizar a ECA-SS maximizando a consistência metodológica das investigações.
Downloads
Referências
Cummings, D. J., Poropat, A. E., Loxton, N. J., & Sheeran, N. (2017). Development and initial validation of a multidimensional student performance scale. Learning and Individual Differences, 59(March), 22–33. http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2017.08.00 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2017.08.008
Gore, J. S., Davis, T., Spaeth, G., Bauer, A., Loveland, J. M., & Palmer, J. K. (2014). Subjective Well-Being Predictors of Academic Citizenship Behavior. Psychological Studies, 59(September), 299–308. http://dx.doi.org/10.1007/s12646-014-0235-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s12646-014-0235-0
Hsiao, C. H., & Wang, F. J. (2020). Proactive personality and job performance of athletic coaches: organizational citizenship behavior as mediator. Palgrave Communications, 6(1), 1-8. http://dx.doi.org/10.1057/s41599-020-0410-y DOI: https://doi.org/10.1057/s41599-020-0410-y
Islam, S., Permzadian, V., Choudhury, R. J., Johnston, M., & Anderson, M. (2018). Proactive personality and the expanded criterion domain of performance: Predicting academic citizenship and counterproductive behaviors. Learning and Individual Differences, 65, 41-49. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2018.05.016 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2018.05.016
Katt, J., Miller, A. N., & Brown, T. (2017). Testing the classroom citizenship behaviors scale: Exploring the association of classroom citizenship behaviors and student traits. Communication Education, 66(2), 229-235. https://doi.org/10.1080/03634523.2016.1245860 DOI: https://doi.org/10.1080/03634523.2016.1245860
Khaola, P. P., Musiiwa, D., & Rambe, P. (2022). The influence of social media usage and student citizenship behaviour on academic performance. The International Journal of Management Education, 20(2), 100625. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2022.100625 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2022.100625
Levecque, K., Anseel, F., De Beuckelaer, A., Van der Heyden, J., & Gisle, L. (2017). Work organization and mental health problems in PhD students. Research Policy, 46(4), 868–879. http://dx.doi.org/10.1016/j.respol.2017.02.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2017.02.008
McCabe, D. L., Butterfield, K. D., & Treviño, L. K. (2006). Academic dishonesty in graduate business programs: Prevalence, causes, and proposed action. Academy of Management Learning and Education, 5(3), 294–305. http://dx.doi.org/10.5465/AMLE.2006.22697018 DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2006.22697018
Meurer, A. M., Lopes, I. F., Antonelli, R. A., & Colauto, R. D. (2020). Experiências na Pós-Graduação, Comportamento nas Redes Sociais e Bem-Estar. Educação & Realidade, 45(1). http://dx.doi.org/10.1590/2175-623686158 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623686158
Myers, S. A., Goldman, Z. W., Atkinson, J., Ball, H., Carton, S. T., Tindage, M. F., & Anderson, A. O. (2016). Student civility in the college classroom: Exploring student use and effects of classroom citizenship behavior. Communication Education, 65(1), 64-82. https://doi.org/10.1080/03634523.2015.1061197 DOI: https://doi.org/10.1080/03634523.2015.1061197
Organ, D. W. (1988). Organizational citizenship behavior: The good soldier syndrome. Organizational citizenship behavior: The good soldier syndrome. Lexington, MA, England: Lexington Books/D. C. Heath and Com.
Soares, A. B., Mourão, L., & dos Santos Mello, T. V. (2011). Estudo para a construção de um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 11(2), 488-506. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8386
Spector, P. E., & Fox, S. (2002). An emotion-centered model of voluntary work behavior. Human Resource Management Review, 12(2), 269–292. https://doi.org/10.1016/S1053-4822(02)00049-9 DOI: https://doi.org/10.1016/S1053-4822(02)00049-9
Sypniewska, B. (2020). Counterproductive work behavior and organizational citizenship behavior. Advances In Cognitive Psychology, 16(4), 321. DOI: https://doi.org/10.5709/acp-0306-9
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alison Martins Meurer, Flaviano Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)