A permanência dos símbolos teriomórficos na arte e na psique
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.47277Palavras-chave:
símbolos teriomórficos, arte, psique, Aby Warburg, C. G. JungResumo
O artigo trata de símbolos teriomórficos – referidos a animais. A importância que exercem pode ser atestada pela permanência na arte (pinturas parietais até os grafites contemporâneos) e na psique. A perpetuação de símbolos e temas é tratada por estudos como os de Aby Warburg em história da arte, com as noções de Kulturgeschichte, Pathosformel e Mnemosyne: a recorrência de temas, emoções e comportamentos revela a perpetuação de símbolos interligados à cultura. Essa recorrência simbólica, em termos psíquicos é entendida por C.G. Jung mediante as noções de arquétipo e inconsciente coletivo. Autores contemporâneos a Warburg e a Jung e seus respectivos conceitos, bem como a apresentação de algumas obras de arte, ilustram a importância dos símbolos teriomórficos. Aventa-se a hipótese de que seja uma necessidade psíquica de reunir a natureza biológica, sua força desejante instintiva com a esfera da mente e do sentido de ser constantemente renovada.
Downloads
Referências
Candau, J. (2016). Memória e identidade. São Paulo: Contexto.
Cirlot, J.-E. (2005). Dicionário de símbolos. São Paulo: Centauro.
Colman, W. (2016). Act and Image: The Emergence of Symbolic Imagination. New Orleans, Louisiana: Spring Journal Books.
Didi-Huberman, G. (2013). A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto. (ArteFíssil; 5).
Durand, G. (2002). As estruturas antropológicas do imaginário. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes. (Coleção biblioteca universal).
Eco, H. (2014). História da feiura. Rio de Janeiro: Record.
Gaillard, C. (2017). The Soul of Art: Analysis and Creation. College Station: Texas A&M University Press.
Freud, S. (2013). Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci. In S. Freud, Obras completas, volume 9: observações sobre um caso de neurose obsessiva [“O homem dos ratos”], uma recordação de infância de Leonardo da Vinci e outros textos (1909-1910) (pp. 113-219). São Paulo: Companhia das Letras.
Gombrich, E. H. (1986). Aby Warburg: An Intelectual Biography (2a ed.). Chicago-Oxford: The University of Chicago Press-Phaidon.
Jung, C. G. (1944/1991). Psicologia e alquimia (OC, Vol. XII, 4ª. ed.). Petrópolis: Vozes.
Jung, C. G. (1934-5/2006). Os arquétipos e o inconsciente coletivo (OC, Vol. XI/1, 4ª. ed.). Petrópolis: Vozes.
Jung, C. G. (1929/2013). A prática da psicoterapia (OC, Vol. XVI/1, 16ª. ed.). Petrópolis: Vozes.
Jung, C. G. (1957/2013). Ab-reação, análise dos sonhos e transferência (OC, Vol. XVI/2, 16ª. ed.). Petrópolis: Vozes.
Jung, C. G. (1911/2016). Símbolos da transformação (9ª. ed). Petrópolis: Vozes.
Kalinowska, M. (2012). Monuments of Memory: Defensive Mechanisms of the Collective Psyche and Their Manifestation in the Memorialization Process. Journal of Analytical Psychology, 57, 425-444, https://doi.org/10.1111/j.1468-5922.2012.01984.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-5922.2012.01984.x
Kopenawa, D., & Albert, B. (2015). A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.
Michaud, P.-A. (2013). Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto.
Ramos, D. G., Be Biase, M. C., Balthazar, N. H. M., Rodrigues, M. L. P., Sauaia, N. M. L., Sayegh, R. R., & Malta, S. M. T. C. (1999). Os animais e a psique: do simbolismo à consciência. São Paulo: Palas Athena.
Shamdasani, S. (2015). Jung e a construção da psicologia moderna: o sonho de uma ciência. São Paulo: Ideias & Letras.
Warburg, A. (2015). Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)