A permanência dos símbolos teriomórficos na arte e na psique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.47277

Palavras-chave:

símbolos teriomórficos, arte, psique, Aby Warburg, C. G. Jung

Resumo

O artigo trata de símbolos teriomórficos – referidos a animais. A importância que exercem pode ser atestada pela permanência na arte (pinturas parietais até os grafites contemporâneos) e na psique. A perpetuação de símbolos e temas é tratada por estudos como os de Aby Warburg em história da arte, com as noções de Kulturgeschichte, Pathosformel e Mnemosyne: a recorrência de temas, emoções e comportamentos revela a perpetuação de símbolos interligados à cultura. Essa recorrência simbólica, em termos psíquicos é entendida por C.G. Jung mediante as noções de arquétipo e inconsciente coletivo. Autores contemporâneos a Warburg e a Jung e seus respectivos conceitos, bem como a apresentação de algumas obras de arte, ilustram a importância dos símbolos teriomórficos. Aventa-se a hipótese de que seja uma necessidade psíquica de reunir a natureza biológica, sua força desejante instintiva com a esfera da mente e do sentido de ser constantemente renovada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandro Leite, Faculdades Metropolitanas Unidas Educacionais

Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (2001 FPA), Especialização em Arteterapia (2002 USJT), Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos, PUCSP (2012 e 2019). Docente em cursos de Graduação (Artes Visuais e Musicoterapia - FMU), Criador e Coordenador do Curso de Especialização em Arteterapia Analítica e Coordenador dos Cursos de Especialização em Educação - FMU. 

Liliana Wahba, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Pós doutorado na FMUSP (2017). Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, diretora de psicologia - OSIP Ser em Cena e membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.

Referências

Candau, J. (2016). Memória e identidade. São Paulo: Contexto.

Cirlot, J.-E. (2005). Dicionário de símbolos. São Paulo: Centauro.

Colman, W. (2016). Act and Image: The Emergence of Symbolic Imagination. New Orleans, Louisiana: Spring Journal Books.

Didi-Huberman, G. (2013). A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto. (ArteFíssil; 5).

Durand, G. (2002). As estruturas antropológicas do imaginário. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes. (Coleção biblioteca universal).

Eco, H. (2014). História da feiura. Rio de Janeiro: Record.

Gaillard, C. (2017). The Soul of Art: Analysis and Creation. College Station: Texas A&M University Press.

Freud, S. (2013). Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci. In S. Freud, Obras completas, volume 9: observações sobre um caso de neurose obsessiva [“O homem dos ratos”], uma recordação de infância de Leonardo da Vinci e outros textos (1909-1910) (pp. 113-219). São Paulo: Companhia das Letras.

Gombrich, E. H. (1986). Aby Warburg: An Intelectual Biography (2a ed.). Chicago-Oxford: The University of Chicago Press-Phaidon.

Jung, C. G. (1944/1991). Psicologia e alquimia (OC, Vol. XII, 4ª. ed.). Petrópolis: Vozes.

Jung, C. G. (1934-5/2006). Os arquétipos e o inconsciente coletivo (OC, Vol. XI/1, 4ª. ed.). Petrópolis: Vozes.

Jung, C. G. (1929/2013). A prática da psicoterapia (OC, Vol. XVI/1, 16ª. ed.). Petrópolis: Vozes.

Jung, C. G. (1957/2013). Ab-reação, análise dos sonhos e transferência (OC, Vol. XVI/2, 16ª. ed.). Petrópolis: Vozes.

Jung, C. G. (1911/2016). Símbolos da transformação (9ª. ed). Petrópolis: Vozes.

Kalinowska, M. (2012). Monuments of Memory: Defensive Mechanisms of the Collective Psyche and Their Manifestation in the Memorialization Process. Journal of Analytical Psychology, 57, 425-444, https://doi.org/10.1111/j.1468-5922.2012.01984.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-5922.2012.01984.x

Kopenawa, D., & Albert, B. (2015). A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.

Michaud, P.-A. (2013). Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto.

Ramos, D. G., Be Biase, M. C., Balthazar, N. H. M., Rodrigues, M. L. P., Sauaia, N. M. L., Sayegh, R. R., & Malta, S. M. T. C. (1999). Os animais e a psique: do simbolismo à consciência. São Paulo: Palas Athena.

Shamdasani, S. (2015). Jung e a construção da psicologia moderna: o sonho de uma ciência. São Paulo: Ideias & Letras.

Warburg, A. (2015). Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Leite, S., & Liviano Wahba, L. (2022). A permanência dos símbolos teriomórficos na arte e na psique. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 13, 01–19. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.47277

Edição

Seção

Artigos Originais