Competências emocionais como dispositivo para integralização do cuidado em saúde: contribuições para o trabalho interprofissional

Autores

  • Michelle Almeida Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Érika Leite da Silva Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Tatjana Teresa de Lima Miranda Universidade Federal da Paraíba
  • Juliana Sampaio Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-0439-5057

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p226

Palavras-chave:

papel profissional, desempenho profissional, assistência integral à saúde, empatia, assertividade.

Resumo

A interprofissionalidade promove o aperfeiçoamento da assistência integral à saúde. Porém, o trabalho em equipe, por vezes, é permeado por conflitos, os quais podem ser gerenciados através das competências emocionais. Esse estudo objetiva relatar uma experiência de desenvolvimento de competências emocionais para fortalecimento do processo de trabalho interprofissional, com vistas à integralidade do cuidado. O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde desenvolveu essa experiência em 2015, num serviço de média complexidade. Inicialmente, foi utilizado um jogo, visando explorar fragilidades do serviço, o qual possibilitou identificar o sentimento de inibição de muitos profissionais diante de situações do cotidiano laboral. Posteriormente, objetivando contornar tais inibições, atividades lúdicas foram realizadas por meio de vídeos, jogos e rodas de conversas, que promoveram diálogos interprofissionais, com foco nas competências empatia e assertividade, que resultaram em uma postura mais ativa e questionadora dos profissionais frente às necessidades do processo de trabalho da equipe. 

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Biografia do Autor

Michelle Almeida Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciências Odontológicas pela Universidade Federal da Paraíba

Érika Leite da Silva Cardoso, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Universidade Fedral da Paraíba

Tatjana Teresa de Lima Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Trabalha no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso

Juliana Sampaio, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Professora do Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (DPS/UFPB)

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Silva, M. A., Cardoso, Érika L. da S., Miranda, T. T. de L., & Sampaio, J. (2019). Competências emocionais como dispositivo para integralização do cuidado em saúde: contribuições para o trabalho interprofissional. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(2), 226–239. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p226

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional