Construção e validação de instrumento para avaliar conhecimentos de universitários sobre transtorno específico da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p121Palavras-chave:
Pedagogia, Dislexia, Questionário, Educação, Distúrbios da aprendizagem.Resumo
O Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp) caracteriza-se por dificuldades persistentes para desenvolver habilidades acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática, sendo fundamental que professores conheçam suas características. O estudo teve como objetivos construir um questionário que avalia conhecimentos sobre TEAp e verificar suas propriedades psicométricas, mediante estudo piloto com estudantes de pedagogia ingressantes e concluintes. Participaram 178 estudantes, entre 18 e 54 anos, de três instituições de ensino superior particulares. Resultados revelaram índice adequado de consistência interna (Alfa de Cronbach = 0,738). Houve maior conhecimento sobre TEAp dos estudantes concluintes em relação aos ingressantes, porém com resultados baixos em alguns itens. Também houve diferença significativa entre as instituições. Não houve associação dos fatores idade, ano, renda e situação de trabalho, com o nível de conhecimento. Além de contribuir com a criação do questionário, os resultados sinalizam a necessidade de incluir disciplinas sobre TEAp na grade curricular dos cursos de pedagogia.
Downloads
Referências
Berninger, V. W., Nagy, W., Richards, T., & Raskind, W. (2008). Developmental dyslexia: A neurolinguistic approach. In G. Rickheit, & H. Strohner (Eds), Handbook of communication competence (pp. 337–431). Berlin: Walter de Gruyter & Co.bernin.
Carvalho, F. B., Crenitte, P. A. P., & Ciasca, S. M. (2007). Distúrbios de aprendizagem na visão do professor. Revista Psicopedagogia, 24(75), 229-39.
Comunidade Aprender Criança (2014). Cartilha da Inclusão Escolar: Inclusão baseada em evidências científicas. Ribeirão Preto, SP: Ed. Instituto Glia.
de Wit, E., van Dijk, P., Hanekamp, S., Visser-Bochane, M., Steenbergen, B., van der Schans, C. P., & Luinge, M. R. (2018). Same or different: The overlap between children with auditory processing disorders and children with other developmental disorders: A systematic review. Ear and Hearing, 39(1), 1-19. doi:10.1097/AUD.0000000000000479.
Dias, M. de A. H., Pereira, M. M. de B., & Van Borsel, J. (2013). Avaliação do conhecimento sobre a discalculia entre educadores. Audiology Communication Research, 18(2), 93-100. doi:10.1590/S2317-64312013000200007.
Fernandes, G. B., & Crenitte, P. A. P. (2008). O conhecimento dos professores de 1ª a 4ª série quanto aos distúrbios de leitura e escrita. Revista CEFAC. 10(2), 182-90. doi:10.1590/S1516-18462008000200007.
Flatters, I., Hill, L.J., Williams, J. H., Barber, S. E., & Mon-Williams, M. (2014). Manual control age and sex differences in 4 to 11 year old children. PLoSOne, 9(2):e88692. doi:10.1371/journal.pone.0088692.
Fortes, I. S., Paula, C. S., Oliveira, M. C., Bordin, I. A., de Jesus Mari, J., & Rohde, L.A. (2016). A cross-sectional study to assess the prevalence of DSM-5 specific learning disorders in representative school samples from the second to sixth grade in Brazil. European Child & Adolescent Psychiatry, 25(2),195-207. doi:10.1007/s00787-015-0708-2.
George, D., & Mallery, P. (2003). SPSS for Windows step by step: A simple guide and reference, 11.0 update, 4th ed. Boston: Allyn & Bacon.
Gonçalves, T. S. (2011) Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores do ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru, Brasil.
Gonçalves, T. S., & Crenitte, P. A. P. (2014). Concepções de professoras de ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem. Revista CEFAC, 16(3), 817-829. doi:10.1590/1982-0216201427312.
Kamala, R., & Ramganesh, E. (2013). Knowledge of specific learning disabilities among teacher educators in Puducherry, Union Territory in India. International Review of Social Sciences and Humanities, 6, 168–75.
Lingeswaran, A. (2013). Assessing knowledge of primary school teachers on specific learning disabilities in two schools in India. Journal of Education and Health Promotion, 2, 30. doi:10.4103/2277-9531.115807.
Lopes, R. C. F., & Crenitte, P. A. P. (2013). Estudo analítico do conhecimento do professor a respeito dos distúrbios de aprendizagem. Revista CEFAC, 15(5), 1214-1226. doi:10.1590/S1516-18462012005000091.
Machado, A. C., Borges, K. K., Costa, M. P. R. C., & Almeida, M. A. (2015). Perfil dos professores do ensino fundamental de uma rede pública sobre transtornos de aprendizagem. Revista Educação Especial, 28(52), 417-428. doi:10.5902/1984686X7907.
Osborn, E., & Pereira, L. D. (2012). Neuropsychological aspects of 10-year-old children. Einstein, 10(4), 433-438. doi:10.1590/S1679-45082012000400007.
Padhy, S. K., Goel, S., Das, S. S., Sarkar, S., Sharma, V., & Panigrahi, M. (2015). Perceptions of teachers about learning disorder in a northern city of India. Journal of Family Medicine and Primary Care, 4(3), 432–434. doi:10.4103/2249-4863.161347.
Pereira, L. V., Simões, M. G., Siqueira, C. M., & Alves, L. M. (2011). Estudo investigativo sobre o conhecimento da dislexia em educadores da rede pública e privada dos municípios de Belo Horizonte e de Nova Lima. Revista Tecer. Belo Horizonte, 4(6). doi:10.15601/1983-7631/rt.v4n6p26-40.
Silva, T, A., & Cavalcante, L. I. C. (2015). Habilidades sociais e características pessoais em escolares de Belém. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(4), 850-858. doi:10.1590/1678-7153.201528424.
Soriano-Ferrer, M., Echegaray-Bengoa, J., & Joshi, M. R. (2016). Knowledge and beliefs about developmental dyslexia, in pre-service and in-service Spanish-speaking teachers. Annals of Dyslexia, 66, 91–110. doi:10.1007/s11881-015-0111-1.
Tratis, S. A., & Gomes, T. S. (2009). Nível de conhecimento dos professores de Guarapuava – PR sobre a dislexia do desenvolvimento. Anais da SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, s/n.
Washburn, E. K., Cantrell, E. S. B., & Joshi., R. M. (2013). What do preservice teachers from the USA and the UK know about dyslexia? Dyslexia, 20(1), 1-18. doi:10.1002/dys.1459.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)