Habilidades sociais de amizade e civilidade no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p147Palavras-chave:
psicologia escolar, atuação profissional, habilidades sociaisResumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência das atividades desenvolvidas no projeto Habilidades Sociais da Criança durante o segundo semestre letivo de 2015 em uma escola da rede privada de ensino do município de Teresina. A temática teve como justificativa a promoção de atividades que facilitassem o desenvolvimento das habilidades de amizade e de civilidade junto a alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, foram promovidas vivências grupais considerando a faixa-etária dos participantes do projeto em foco e utilizaram-se recursos metodológicos lúdicos. Com a realização dos encontros, percebeu-se como significativo o desenvolvimento de habilidades sociais no espaço escolar, em contextos grupais, como prevenção de conflitos e exercício de convivência coletiva.
Downloads
Referências
Bandeira, M., Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., Freitas, L. C., & Rocha, S. S. (2006). Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental. Psicologia em Estudo, 11(3), 541-549. doi: 10.1590/S1413-73722006000300010 B
arbieri, M., Cassins, A. M., Conti, J., Escobar, M., J., Haro, M. E. N., Junior, E. P., ... Voloschen, F. D. (2007). Manual de psicologia escolar – educacional. Curitiba, PR: Gráfica e Editora Unificado.
Bortolini, M., & Maia, D. S. (2012). O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola: relato de experiência. Psicologia em Revista, 18(3), 373-388. doi: 10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p373
Caballo, V. E. (2003). Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. Santos, SP: Santos Editora.
De Salvo, C. G, Löhr, S. S., & Mazzarotto, I. H. K. (2005). Promoção de Habilidades Sociais em Pré-Escolares. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 15(1), 46-55.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o Trabalho em Grupo. Petrópolis, RJ: Vozes.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2005). Psicologia das Habilidades Sociais na Infância: Teoria e Prática. Petrópolis, RJ: Vozes.
Dessen, M. A., & Polonia, A. C. (2007). A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 17(36), 21-32. doi: 10.1590/S0103- 863X2007000100003
Sousa, M. de (2006). A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo, SP: Maurício de Sousa Produções Ltda.
Youtube. (2009, agosto 18). Cascão & Cebolinha em amizade [Video file]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=P76rnTbsWHc
Youtube. (2014, fevereiro 27). Valeu, amigo [Video file]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=4Qx-WwwHQww
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)