Habilidades sociais de amizade e civilidade no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p147

Palavras-chave:

psicologia escolar, atuação profissional, habilidades sociais

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência das atividades desenvolvidas no projeto Habilidades Sociais da Criança durante o segundo semestre letivo de 2015 em uma escola da rede privada de ensino do município de Teresina. A temática teve como justificativa a promoção de atividades que facilitassem o desenvolvimento das habilidades de amizade e de civilidade junto a alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, foram promovidas vivências grupais considerando a faixa-etária dos participantes do projeto em foco e utilizaram-se recursos metodológicos lúdicos. Com a realização dos encontros, percebeu-se como significativo o desenvolvimento de habilidades sociais no espaço escolar, em contextos grupais, como prevenção de conflitos e exercício de convivência coletiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaisa da Silva Fonseca, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Cássia Maria Lopes Dias Medeiros, Psicóloga Escolar

Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e especialista em Terapias Comportamentais pela Faculdade Santo Agostinho (FSA).

Ana Célia Sousa Cavalcante, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pprofessora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Referências

Almeida, S. F. C., & Marinho-Araújo, C. M. (2010). Intervenção institucional: possibilidades de prevenção em Psicologia Escolar. In Almeida, S. F. C., & Marinho-Araújo, C. M., Psicologia Escolar: Construção e consolidação da identidade profissional (pp. 85-95). São Paulo, SP: Alínea.

Bandeira, M., Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., Freitas, L. C., & Rocha, S. S. (2006). Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental. Psicologia em Estudo, 11(3), 541-549. doi: 10.1590/S1413-73722006000300010 B

arbieri, M., Cassins, A. M., Conti, J., Escobar, M., J., Haro, M. E. N., Junior, E. P., ... Voloschen, F. D. (2007). Manual de psicologia escolar – educacional. Curitiba, PR: Gráfica e Editora Unificado.

Bortolini, M., & Maia, D. S. (2012). O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola: relato de experiência. Psicologia em Revista, 18(3), 373-388. doi: 10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p373

Caballo, V. E. (2003). Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. Santos, SP: Santos Editora.

De Salvo, C. G, Löhr, S. S., & Mazzarotto, I. H. K. (2005). Promoção de Habilidades Sociais em Pré-Escolares. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 15(1), 46-55.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o Trabalho em Grupo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2005). Psicologia das Habilidades Sociais na Infância: Teoria e Prática. Petrópolis, RJ: Vozes.

Dessen, M. A., & Polonia, A. C. (2007). A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 17(36), 21-32. doi: 10.1590/S0103- 863X2007000100003

Sousa, M. de (2006). A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo, SP: Maurício de Sousa Produções Ltda.

Youtube. (2009, agosto 18). Cascão & Cebolinha em amizade [Video file]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=P76rnTbsWHc

Youtube. (2014, fevereiro 27). Valeu, amigo [Video file]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=4Qx-WwwHQww

Downloads

Publicado

2016-10-31

Como Citar

Fonseca, T. da S., Medeiros, C. M. L. D., & Cavalcante, A. C. S. (2016). Habilidades sociais de amizade e civilidade no contexto escolar. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 7(2), 147–156. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p147

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional