Breves orientações sobre a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n2p59

Palavras-chave:

Psicologia Social, Processos Sociais, Conhecimento

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a Teoria das Representações Sociais (TRS) e a questão da Interdisciplinaridade enquanto categorias analíticas e alternativas metodológicas de produção científica. A partir de leituras inicias de autores basilares como, Moscovici (2003), Jodelet (2011, 1998), Sá (1998), Japiassu (1976), Fazenda (1995,1979) e Frigotto (2008), dentre outros, verificamos algumas questões que faziam referência a respeito da possibilidade de interseção  entre a TRS e a Interdisciplinaridade. Desse modo, este estudo buscou, com base em uma análise bibliográfica de cunho qualitativo, comprovar ou refutar a hipótese em torno da relação entre a teoria moscoviciana e a questão da Interdisciplinaridade. Importante destacar que, para a análise, levamos em conta a abordagem, os objetivos, os efeitos, bem como o contexto em que ambos se constituíram. Concluímos o estudo, afirmando a existência de conexão entre as duas temáticas, apontamos para quatro elementos característicos comuns: análise multifacetada de explicação da realidade, a dialogicidade, o foco no todo e a proposição em superar a fragilidade da fragmentação da ciência.

Palavras-chave: psicologia social; processos sociais;conhecimento.

 

BRIEF COMMENTS ABOUT THEORY OF SOCIAL REPRESENTATIONS OF SERGE MOSCOVICI AND INTERDISCIPLINARITY

Abstract

This study aimed to analyze the Social Representation Theory (SRT) and the issue of Interdisciplinarity as analytical categories and methodological alternatives of scientific production. From initial readings of authors such as basic, Moscovici (2003), Jodelet (2011, 1998), Sa (1998), Japiassu (1976), Finance (1995,1979) and Frigotto (2008), among others, we find some issues that made reference about the possibility of intersection between the SRT and the Interdisciplinary. Thus, this study, based on a literature review of qualitative nature, prove or disprove the hypothesis on the relationship between theory and moscovician the issue of interdisciplinarity. Importantly, for the analysis, we consider the approach, the objectives, the effects and the context in which they are constituted. Concluded the study by stating that there is connection between the two issues, we pointed to four common characteristic: multifaceted analysis of explanation of reality, dialogicity, focus on the whole and the proposition to overcome the weakness of fragmentation of science.

Keywords: social psychology; social processes; knowledge


BREVES COMENTARIOS SOBRE LA TEORÍA DE LAS REPRESENTACIONES SOCIALES DE SERGE MOSCOVICI Y LA INTERDISCIPLINARIEDAD 

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo analizar la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS) y la cuestión de la Interdisciplinariedad como categorías de análisis y alternativas metodológicas de la producción científica. A partir de las lecturas iniciales de autores como básico, Moscovici (2003), Jodelet (2011, 1998), Sa (1998), Japiassu (1976), Finanzas (1995,1979) y Frigotto (2008), entre otros, nos encontramos con algunos problemas que hace referencia a la posibilidad de intersección entre los TRS y la Interdisciplinario. Por lo tanto, este estudio, basado en una revisión de la literatura de naturaleza cualitativa, probar o refutar la hipótesis sobre la relación entre la teoría y moscoviciana el tema de la interdisciplinariedad. Es importante destacar que, para el análisis, consideramos el enfoque, los objetivos, los efectos y el contexto en que se constituyen. Concluido el estudio afirmando que no hay conexión entre los dos asuntos, señalamos a cuatro característica común: el análisis multifacético de la explicación de la realidad, dialogicidad, se centran en el todo y la proposición para superar la debilidad de la fragmentación de la ciencia.

Palabras clave: psicología social; los procesos sociales; conocimiento.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Barcelos da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Mestrado em Cognição e Linguagem no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL).

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Professor associado  da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Alessandra Maria Custódio da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Mestrado em Cognição e Linguagem no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL).

Referências

Abric, J. C. (1998). A abordagem estrutural das representações sociais. Estudos interdisciplinares de representação social, 2, 27-38.

Alexandre, M. (2004). Representação social: uma genealogia do conceito. Comum, 10(23), 122-38.

Alvarenga, A. D., Phillipi JR, A., Sommerman, A. A., & Ams, F. (2011). Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In A. Philipi Jr & A. J. S. Neto (Eds.), Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação (3-68). Barueri, SP: Manole.

Alves, R. F., Brasileiro, M. D. C. E., & Brito, S. M. D. O. (2004). Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, 19(02).

Duveen, G. (2013). Prefácio. In: In S. Moscovici (Ed.), Representações sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes.

Fazenda, I. C. A. (1979). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro (Vol. 4). São Paulo, SP: Edições Loyola.

Fazenda, I. C. A. (1995). Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campina, SP. Papirus Editora.

Frigotto, G. (2008). A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação, 10(1), 41-62. Gadotti, M. (1999). Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo: Instituto Paulo Freire. Recuperado de http://ftp-acd.puccampinas.edu.br/pub/professores/cchsa/lucianeoliveira/Planejamento%20d e%20Ensino/Tema%202%20-%20Interdisciplinaridade/Texto%202%20- %20Interdisciplinaridade.pdf

Hobsbawm, E. J. (1962). A era das revoluções (Vol. 4). São Paulo: Paz e terra.

Japiassu, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago.

Jodelet, D. (2011). Conferência de Denise Jodelet por ocasião do recebimento do título de doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In A. J. Mazzotti (Ed.), Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Múltiplas Leituras, 1(1), 18-43.

Jodelet, D. (1998) Prefácio. In C. P. Sá (Ed.), A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ.

Jovchelovitch, S. (1998). Representações Sociais: para uma fenomenologia dos saberes sociais. Psicologia e Sociedade, 10(1), 54-68.

Moreira, A.S.P. & Oliveira, D.C. (1998). Apresentação. In A.S.P. Moreira & D.C. Oliveira (Eds.), Estudos interdisciplinares de representações sociais. Goiânia: AB.

Moscovici, S. (2013). Representações sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes. Sá, C. P. (1998). A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ.

Saraiva, F. D. S. (2006). Novíssimo dicionário latino-português. Etimológico, prosódico, histórico, geográfico, mitológico, biográfico, etc. Rio de Janeiro: Garnier.

Silva Thiesen, J. (2008). A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 13(39), 545-554.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

da Silva, C. B., do Carmo, G. T., & da Silva, A. M. C. (2015). Breves orientações sobre a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a interdisciplinaridade. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 6(2), 59–70. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n2p59

Edição

Seção

Artigos Originais