Brief comments about theory of social representations of Serge Moscovici and interdisciplinarity
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n2p59Keywords:
social psychology, social processes, knowledgeAbstract
O presente trabalho teve como objetivo analisar a Teoria das Representações Sociais (TRS) e a questão da Interdisciplinaridade enquanto categorias analíticas e alternativas metodológicas de produção científica. A partir de leituras inicias de autores basilares como, Moscovici (2003), Jodelet (2011, 1998), Sá (1998), Japiassu (1976), Fazenda (1995,1979) e Frigotto (2008), dentre outros, verificamos algumas questões que faziam referência a respeito da possibilidade de interseção entre a TRS e a Interdisciplinaridade. Desse modo, este estudo buscou, com base em uma análise bibliográfica de cunho qualitativo, comprovar ou refutar a hipótese em torno da relação entre a teoria moscoviciana e a questão da Interdisciplinaridade. Importante destacar que, para a análise, levamos em conta a abordagem, os objetivos, os efeitos, bem como o contexto em que ambos se constituíram. Concluímos o estudo, afirmando a existência de conexão entre as duas temáticas, apontamos para quatro elementos característicos comuns: análise multifacetada de explicação da realidade, a dialogicidade, o foco no todo e a proposição em superar a fragilidade da fragmentação da ciência.Downloads
References
Alexandre, M. (2004). Representação social: uma genealogia do conceito. Comum, 10(23), 122-38.
Alvarenga, A. D., Phillipi JR, A., Sommerman, A. A., & Ams, F. (2011). Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In A. Philipi Jr & A. J. S. Neto (Eds.), Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação (3-68). Barueri, SP: Manole.
Alves, R. F., Brasileiro, M. D. C. E., & Brito, S. M. D. O. (2004). Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, 19(02).
Duveen, G. (2013). Prefácio. In: In S. Moscovici (Ed.), Representações sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes.
Fazenda, I. C. A. (1979). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro (Vol. 4). São Paulo, SP: Edições Loyola.
Fazenda, I. C. A. (1995). Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campina, SP. Papirus Editora.
Frigotto, G. (2008). A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação, 10(1), 41-62. Gadotti, M. (1999). Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo: Instituto Paulo Freire. Recuperado de http://ftp-acd.puccampinas.edu.br/pub/professores/cchsa/lucianeoliveira/Planejamento%20d e%20Ensino/Tema%202%20-%20Interdisciplinaridade/Texto%202%20- %20Interdisciplinaridade.pdf
Hobsbawm, E. J. (1962). A era das revoluções (Vol. 4). São Paulo: Paz e terra.
Japiassu, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago.
Jodelet, D. (2011). Conferência de Denise Jodelet por ocasião do recebimento do título de doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In A. J. Mazzotti (Ed.), Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Múltiplas Leituras, 1(1), 18-43.
Jodelet, D. (1998) Prefácio. In C. P. Sá (Ed.), A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ.
Jovchelovitch, S. (1998). Representações Sociais: para uma fenomenologia dos saberes sociais. Psicologia e Sociedade, 10(1), 54-68.
Moreira, A.S.P. & Oliveira, D.C. (1998). Apresentação. In A.S.P. Moreira & D.C. Oliveira (Eds.), Estudos interdisciplinares de representações sociais. Goiânia: AB.
Moscovici, S. (2013). Representações sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes. Sá, C. P. (1998). A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ.
Saraiva, F. D. S. (2006). Novíssimo dicionário latino-português. Etimológico, prosódico, histórico, geográfico, mitológico, biográfico, etc. Rio de Janeiro: Garnier.
Silva Thiesen, J. (2008). A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 13(39), 545-554.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Copyright of the published manuscripts belongs to the Journal. Since they are published in an open access Journal, they are freely available, for private use or for use for educational and non-commercial purposes.
The Journal has the right to make, in the original document, changes regarding linguistic norms, orthography, and grammar, with the purpose of ensuring the standard norms of the language and the credibility of the Journal. It will, however, respect the writing style of the authors.
When necessary, conceptual changes, corrections, or suggestions will be forwarded to the authors. In such cases, the manuscript shall be subjected to a new evaluation after revision.
Responsibility for the opinions expressed in the manuscripts lies entirely with the authors.