Psicodiagnóstico interventivo psicanalítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p80

Palavras-chave:

avaliação da personalidade, processo psicoterapêutico, psicologia clínica, clínica psicanalítica

Resumo

O psicodiagnóstico interventivo trouxe modificações no processo de avaliação clínica, principalmente no que se refere à atitude e às intervenções do profissional durante o procedimento. O objetivo deste artigo é, a partir de um estudo teórico psicanalítico, descrever os resultados obtidos em pesquisas com pacientes submetidos ao psicodiagnóstico interventivo, tendo em vista a necessidade de conhecer as especificidades práticas e teóricas da aplicação deste método. Os estudos foram selecionados por meio de bases de dados eletrônicas, tais como: LILACS, Scielo e BVS-PSI, e bibliotecas universitárias. Na análise dos artigos verificou-se que os pacientes atendidos se beneficiaram com o psicodiagnóstico interventivo, possibilitando-lhes pensar o seu trajeto enquanto sujeito de sua história. Constatou-se que o psicodiagnóstico interventivo psicanalítico é um método que permite a compreensão intuitiva do inconsciente, em que o paciente tem a possibilidade de, a partir de um holding bem estabelecido, num ambiente suficientemente bom, diminuir seu sofrimento mental.

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Biografia do Autor

Rute Grossi Milani, Centro Universitário Cesumar - Unicesumar

Doutora em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Centro de Universitário Cesumar.

Mercês Maria Tomael, Centro Universitário Cesumar - Unicesumar

Psicóloga clínica. Especialista em psicoterapia psicanalítica e em psicopedagogia.

Bruna Rafaele Milhorini Greinert, Psicóloga clínica. Especialista em psicoterapia psicanalítica e em psicopedagogia.

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Cesumar.

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Publicado

2014-06-15

Como Citar

Milani, R. G., Tomael, M. M., & Greinert, B. R. M. (2014). Psicodiagnóstico interventivo psicanalítico. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 5(1), 80–95. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p80

Edição

Seção

Artigos Originais