Avaliação do treinamento mental na melhora de desempenho do saque no voleibol

Autores

  • José Maria Montiel Faculdade de Medicina de Jundiaí
  • Daniel Bartholomeu Centro Universitário Salesiano de Americana https://orcid.org/0000-0001-8524-7843
  • Heitor Francisco Pinto Cozza Centro Universitário Anhanguera de Santo André
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita" https://orcid.org/0000-0002-5669-5425
  • Juliana Francisca Cecato Faculdade de Medicina de Jundiaí

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n1p46

Palavras-chave:

treinamento mental, voleibol, saque, psicologia do esporte

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar os efeitos do treinamento mental sobre a performance do saque de jogadores de voleibol. Participaram da pesquisa seis jogadores do sexo masculino, titulares de uma equipe de voleibol do interior do estado de São Paulo com idades entre 18 e 25 anos. Verificou-se o desempenho do saque em três campeonatos distintos numa mesma temporada. Os saques foram avaliados nas situações de jogo ao longo do processo de intervenção. As médias das medidas obtidas indicaram uma melhora do desempenho do saque no decorrer do experimento, com um aumento dos acertos e diminuição dos erros desde a linha de base ao final do processo de intervenção. Os erros diminuíram significativamente do início da intervenção ao final dela e do meio do processo ao final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maria Montiel, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade São Francisco. Professor do Centro Universitário FIEO – UNIFIEO/SP

Daniel Bartholomeu, Centro Universitário Salesiano de Americana

Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade São Francisco. Professor no Centro Universitário Salesiano de Americana.

Heitor Francisco Pinto Cozza, Centro Universitário Anhanguera de Santo André

Doutor em Psicologia (Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental) pela Universidade São Francisco. Professor no UniA, Centro Universitário Anhanguera de Santo André

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita"

Doutor em Educação, pela UNICAMP. Pós-Doutorado pela Faculdade de Lisboa e na Universidade do Minho. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP - Rio Claro. Professor adjunto da UNESP/ Rio Claro.

Juliana Francisca Cecato, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Referências

Beutelstahl, D. (1990). Volleyball: Playing to win. New York: Arco Publ.Company. Bonnefoy, G & Lahuppe, H. E N. R. (2003). Voleibol para jugar en equipo. Madrid: Inde.

Bonnefoy, G. (2004). Enseñar voleibol. Madrid: Inde. Calmels, C., Berthoumieux, C., & d’Arripe-Longueville, F. (2004). Effects of an imagery training program on selective attention of national softball players. The Sport Psychologist, 18, 272-296.

Cumming, J., & Hall, C. (2002). Athletes’ use of imagery in the off-season. The Sport Psychologist, 16, 160-172.

Eberspächer, H. (1990). Mentales Fertigkeitstraining. Sport Psychologie, 1, 5-13.

Evans, L., Jones, L., & Mullen, R. (2004). An imagery intervention during the competitive season with an elite rugby union player. The Sport Psychologist, 18, 252-271.

Fróhner, B. & Zimmermann, B. (1996). Select aspects of developments in men's volleyball. The Coach, 4(96), 12-13.

Gerbrands, T. & Murphy, P. (1995). Las consecuencias del cambio de la regla de saque en el voleibol de sala. International Volley Teach, 1(95), 19-23.

Gorski, J. & Krieter, U. (2003). Volleyball. München: Unisport. Ivoilov, A. V. (2001). Volley-ball: Teach and learn. Paris: Vigot.

Ivoilov, A. V. (2005). Vóleibol: Técnica, táctica, entrenamiento. Buenos Aires: Editorial Stadium.

Lavega, L. (2005). Juegos y formas jogadas de iniciación en el voleibol. Barcelona: Paidotribos.

Machado, A. A. (2006). Fundamentos básicos do voleibol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Marques, A. & Gomes, A. R. (2006). Avaliação da eficácia de um programa de treino de visualização mental num escalão de formação desportiva no basquetebol. Análise Psicológica, 24(4), 533-544.

Mikes, J. (1987). Basketball fundamentals: A complete mental training guide. Human Kinetics.

Morales, A. P., Azevedo, M. M. A., Maciel, R. N., Barcelos, J. L., Arêas Neto, N. T. & Silva, V. F. (2009). Eficácia do processamento mental em jogadores de voleibol com níveis metacognitivos diferenciados. Revista da Educação Física, 20(1), 15-32.

Munroe, K. J., Giacobbi, P. R., Hall, C., & Weinberg, R. (2000). The four Ws of imagery use: Where, when, why, and what. The Sport Psychologist, 14, 119-137.

Patrick, T., & Hrycaiko, D. (1998). Effects of a mental training package on an endurance performance. The Sport Psychologist, 12, 283–299.

Richardson, P. A. & Latuda, L. M. (1995). Therapeutic imagery and athletic injuries. Journal Athl Train, 30(1), 10–12.

Schachter, S. & Singer, J. E. (1962). Cognitive, social and physiological determinants of emotional states. Psychological Review, 69, 379-399

Zimmermann, B. (1995). Principal evolución del voleibol masculino. Internacional Volley Tech, 1(95), 22-34.

Downloads

Publicado

2013-05-08

Como Citar

Montiel, J. M., Bartholomeu, D., Cozza, H. F. P., Machado, A. A., & Cecato, J. F. (2013). Avaliação do treinamento mental na melhora de desempenho do saque no voleibol. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 4(1), 46–63. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n1p46

Edição

Seção

Artigos Originais