Teste de Bender (B-SPG) e DFH-escala Sisto: Validade por grupos contrastantes
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n2p241Palavras-chave:
, avaliação psicológica, teste de Bender, desenho da figura humana, psicodiagnóstico, desenvolvimento humanoResumo
Este trabalho investigou evidências de validade por grupos contrastantes para o Teste de Bender (B-SPG) e o DFH-Escala Sisto. Os instrumentos foram aplicados a 244 alunos, 50,4% meninos, com idades de sete a 10 anos, média de oito anos (DP=1,08) que cursavam de primeira a quarta série do ensino fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os testes foram aplicados coletivamente, sendo que no caso do Bender as figuras foram projetadas no quadro negro para que pudessem ser copiadas pelas crianças. Foram evidenciadas diferenças entre os grupos extremos do DFH em relação ao escore do teste de Bender em todas as situações estudadas. Concluiu-se que o Teste Gestáltico fornece uma estimativa das capacidades intelectuais de crianças e diferencia aquelas com maiores pontuações no DFH das com menores pontuações nesse teste.Downloads
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Publicado
2013-02-12
Como Citar
Bartholomeu, D., Cecato, J. F., Montiel, J. M., Machado, A. A., & Sisto, F. F. (2013). Teste de Bender (B-SPG) e DFH-escala Sisto: Validade por grupos contrastantes. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 3(2), 241–257. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n2p241
Edição
Seção
Artigos Originais
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