Testes psicológicos: Levantamento dos motivos pelos quais receberam parecer desfavorável segundo a comissão consultiva

Autores

  • Fernanda Andrade de Freitas Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP
  • Lucicleide Cantalice Universidade São Francisco – USF.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p88

Palavras-chave:

avaliação psicológica, testes psicológicos, medidas, psicologia

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os motivos, segundo a resolução do Conselho Federal de Psicologia - CFP n.º 002/2003, pelos quais os testes psicológicos receberam Parecer desfavorável. A relação está disponível no site do Conselho Federal de Psicologia. Cinquenta e nove (59) pareceres dos testes reprovados foram impressos e analisados por dois juízes por meio de categorias estabelecidas. De modo geral, os resultados revelaram que o ano de 2003 contou com mais testes submetidos à avaliação e a editora, com mais testes reprovados, foi a Centro Editor de Psicologia Aplicada – CEPA e (45,7%) dos testes psicológicos tinha problemas quanto à fundamentação teórica e à definição de construto. Uma minoria (5,1%) apresentava estudos de validade e de precisão (13,6%), mas a maioria apresentou estudos normativos (67,8%), ainda que não estivessem totalmente adequados. Os dados foram discutidos em termos dos impactos positivos que a regulamentação gerou na área.

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Biografia do Autor

Fernanda Andrade de Freitas, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Doutoranda em Educação pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação Superior - PES da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Lucicleide Cantalice, Universidade São Francisco – USF.

Mestre em Avaliação Psicológica. Professor do curso de Psicologia da Universidade São Francisco – USF.

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Publicado

2011-04-05

Como Citar

Freitas, F. A. de, & Cantalice, L. (2011). Testes psicológicos: Levantamento dos motivos pelos quais receberam parecer desfavorável segundo a comissão consultiva. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 2(1), 88–102. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p88

Edição

Seção

Artigos Originais